O Programa Residência Pedagógica, liderado pela CAPES, desempenha um papel crucial na formação de futuros professores no Brasil, proporcionando uma rica vivência prática. Um relato de destaque descreve a atuação de graduandos na Escola Municipal Coração de Jesus, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, onde uma notável atividade envolvendo o jogo "Trilha do Resto" foi conduzida. Nessa experiência, os estudantes foram organizados em grupos, mergulhando ativamente em uma dinâmica que utiliza conceitos matemáticos complexos, como divisão, múltiplos e critérios de divisibilidade. O jogo não apenas promoveu a compreensão desses conceitos, mas também estimulou a interação e colaboração entre os alunos. Além de aprimorar habilidades matemáticas, a atividade abordou desafios conceituais, proporcionando um ambiente divertido e estimulante. A intervenção dos residentes e da professora preceptora foi fundamental para ajudar os alunos a superar obstáculos e assimilar conceitos complexos de maneira prática. A Escola Municipal Coração de Jesus serviu como um ambiente envolvente, onde os alunos puderam consolidar conhecimentos de forma significativa. A experiência demonstrou como abordagens criativas e interativas, como o uso de jogos, podem positivamente transformar o processo de aprendizado. No contexto do Programa Residência Pedagógica, essa ação ressalta o impacto positivo de estratégias inovadoras no engajamento dos alunos e na compreensão mais profunda de conceitos matemáticos. A colaboração entre instituições de ensino superior e escolas de educação básica reforça o compromisso com a melhoria da qualidade da educação no Brasil.