O objetivo desse artigo é apresentar as ações pedagógicas de educação para cidadania global (ECG), que estão sendo desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica (RP), com residentes da Licenciatura em Pedagogia, coordenadoras pedagógicas e alunos dos anos iniciais de escolas municipais, no município de Ponta Grossa – PR, observando seus impactos na formação dos estudantes. Tem como abordagem a Educação para a Cidadania Global, com ênfase na dimensão socioemocional, a qual se fundamenta nos documentos da UNESCO acerca da ECG, bem como no estudo de Pashby, Sharon Stein e Andreotti (2020) e do filósofo Prabhat Ranjan Sarkar (1982). O trabalho se desenvolve em três frentes, a primeira por meio do estudo e discussão coletiva com residentes, coordenadoras pedagógicas e professora orientadora sobre ECG na perspectiva crítica, bem como, vivências de técnicas voltadas à respiração diafragmática, à meditação e posturas de yoga em reuniões quinzenais; a segunda, mediante a aplicação dos estudos e das técnicas supracitadas com estudantes das escolas participantes; a terceira, está sendo desenvolvido um projeto artístico de teatro abordando a ECG por meio de teatro de sombras, cênico e de fantoches. Apesar do projeto estar em andamento, é possível constatar por meio das narrativas das crianças sentimentos de paz, autoconhecimento, empatia, entre outros. Este clima vem colaborando de modo significativo no ambiente escolar, visto que percebe-se o envolvimento de professores e gestores, na busca por alternativas para proporcionar um ambiente de aprendizagem coletiva mais harmonioso, amoroso e saudável.