O presente trabalho realça a importância da relação entre a teoria e a prática que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID proporciona aos discentes de licenciatura tornando-se um grande aliado no processo da formação docente. A presente experiência deu-se por meio do projeto “Meu mundo em versos: o uso da literatura de cordel no ensino de língua portuguesa”, com os alunos da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Ormindo Barros, localizada em Santana do Ipanema – AL. O projeto visou valorizar o Cordel, em sala de aula, reconhecendo-o enquanto patrimônio social e cultural do povo brasileiro onde por meio da poesia popular, os alunos puderam conhecer aspectos da história nordestina, refletir e praticar a Língua Portuguesa em sua diversidade. O trabalho apresenta um relato de experiência vivenciado por alunos bolsistas do PIBID do curso de Letras/Português EAD do Instituto Federal de Alagoas – IFAL. Dessa forma, a metodologia utilizada foi: A leitura de cordéis e a exploração do gênero; exibição de vídeos sobre a cultura cordelista; estudo e produção de textos rimados; produção de cordel; declamação das produções e produção de arte com xilogravura. Diante de tudo, tais atividade provocaram a manifestação da essência da formação educacional holística, embasada teoricamente promovendo a criatividade e o respeito pela tradição e compreensão da riqueza da nossa herança cultural. Ademais, a experiência de estar na sala de aula, acompanhar a professora supervisora, entender o cotidiano dos alunos e desenvolver as atividades, foi de grande importância para nossa formação docente.