Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO AMBIENTE ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A ELABORAÇÃO DE UMA GINCANA TEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103097
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 498
    "inscrito_id" => 1774
    "titulo" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO AMBIENTE ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A ELABORAÇÃO DE UMA GINCANA TEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente relato objetiva compartilhar uma experiência em relação a um projeto organizado por três estudantes de Licenciatura em Matemática participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência da Componente Curricular Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba. Esse projeto foi realizado no Colégio Estadual João Bettega, localizado em Curitiba (PR), na disciplina de Educação Financeira envolvendo estudantes do nono ano do Ensino Fundamental. A experiência trata desde a elaboração e aplicação de uma Gincana de Educação Financeira, com a finalidade de revisar os conteúdos trabalhados no decorrer de um período letivo e motivar os estudantes em relação à disciplina, partindo do contexto de jogos, de forma a conciliar a teoria com a prática. A Educação Financeira é uma disciplina obrigatória adicionada recentemente no currículo escolar, permitindo os estudantes do Ensino Básico a desenvolverem habilidades em relação ao universo econômico e financeiro. O contexto da disciplina apresenta uma relevância considerável no cotidiano e, por isso, é essencial desenvolver metodologias que fortaleçam o processo de ensino e aprendizagem no ambiente escolar. A organização de dinâmicas diversificadas tende a ser uma abordagem interessante para trabalhar os principais assuntos estudados da disciplina de forma teórica. Com uma aplicação adequada dessa metodologia, juntamente com uma fundamentação e adaptação dos conteúdos, essa prática visa colaborar com diversas competências dos estudantes, tornando as ações desenvolvidas em uma proposta divertida e educativa, fortalecendo o vínculo e motivação dos estudantes com a disciplina, tópicos e contextos de Educação Financeira."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1774_TB498_19112023230029.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WANDERSON DOS SANTOS RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "WANDERSON"
    "autor_email" => "wandersonrodrigues.utfpr@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103097
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 498
    "inscrito_id" => 1774
    "titulo" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO AMBIENTE ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A ELABORAÇÃO DE UMA GINCANA TEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente relato objetiva compartilhar uma experiência em relação a um projeto organizado por três estudantes de Licenciatura em Matemática participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência da Componente Curricular Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba. Esse projeto foi realizado no Colégio Estadual João Bettega, localizado em Curitiba (PR), na disciplina de Educação Financeira envolvendo estudantes do nono ano do Ensino Fundamental. A experiência trata desde a elaboração e aplicação de uma Gincana de Educação Financeira, com a finalidade de revisar os conteúdos trabalhados no decorrer de um período letivo e motivar os estudantes em relação à disciplina, partindo do contexto de jogos, de forma a conciliar a teoria com a prática. A Educação Financeira é uma disciplina obrigatória adicionada recentemente no currículo escolar, permitindo os estudantes do Ensino Básico a desenvolverem habilidades em relação ao universo econômico e financeiro. O contexto da disciplina apresenta uma relevância considerável no cotidiano e, por isso, é essencial desenvolver metodologias que fortaleçam o processo de ensino e aprendizagem no ambiente escolar. A organização de dinâmicas diversificadas tende a ser uma abordagem interessante para trabalhar os principais assuntos estudados da disciplina de forma teórica. Com uma aplicação adequada dessa metodologia, juntamente com uma fundamentação e adaptação dos conteúdos, essa prática visa colaborar com diversas competências dos estudantes, tornando as ações desenvolvidas em uma proposta divertida e educativa, fortalecendo o vínculo e motivação dos estudantes com a disciplina, tópicos e contextos de Educação Financeira."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1774_TB498_19112023230029.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WANDERSON DOS SANTOS RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "WANDERSON"
    "autor_email" => "wandersonrodrigues.utfpr@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente relato objetiva compartilhar uma experiência em relação a um projeto organizado por três estudantes de Licenciatura em Matemática participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência da Componente Curricular Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba. Esse projeto foi realizado no Colégio Estadual João Bettega, localizado em Curitiba (PR), na disciplina de Educação Financeira envolvendo estudantes do nono ano do Ensino Fundamental. A experiência trata desde a elaboração e aplicação de uma Gincana de Educação Financeira, com a finalidade de revisar os conteúdos trabalhados no decorrer de um período letivo e motivar os estudantes em relação à disciplina, partindo do contexto de jogos, de forma a conciliar a teoria com a prática. A Educação Financeira é uma disciplina obrigatória adicionada recentemente no currículo escolar, permitindo os estudantes do Ensino Básico a desenvolverem habilidades em relação ao universo econômico e financeiro. O contexto da disciplina apresenta uma relevância considerável no cotidiano e, por isso, é essencial desenvolver metodologias que fortaleçam o processo de ensino e aprendizagem no ambiente escolar. A organização de dinâmicas diversificadas tende a ser uma abordagem interessante para trabalhar os principais assuntos estudados da disciplina de forma teórica. Com uma aplicação adequada dessa metodologia, juntamente com uma fundamentação e adaptação dos conteúdos, essa prática visa colaborar com diversas competências dos estudantes, tornando as ações desenvolvidas em uma proposta divertida e educativa, fortalecendo o vínculo e motivação dos estudantes com a disciplina, tópicos e contextos de Educação Financeira.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.