Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MÚSICA NA UFRN: REFLEXÃO E AVALIAÇÃO DE SUPERVISORES NA FORMAÇÃO INICIAL

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105284
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 3018
    "inscrito_id" => 9912
    "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MÚSICA NA UFRN: REFLEXÃO E AVALIAÇÃO DE SUPERVISORES NA FORMAÇÃO INICIAL"
    "resumo" => "O estágio supervisionado é essencial na formação inicial docente, permitindo o diálogo entre a universidade e a escola básica, bem como que os estudantes apliquem teoria na prática, desenvolvendo sua identidade docente. A avaliação dos supervisores é um momento importante, permitindo a reflexão acerca do desempenho dos estagiários e a qualidade da colaboração entre instituições. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo geral discutir sobre a prática de estágio supervisionado no Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tendo como base o olhar dos supervisores em sua avaliação conclusiva. Para alcançar esse objetivo, foram analisados documentos relacionados ao Curso de Licenciatura em Música da UFRN bem como as respostas abertas fornecidas pelos supervisores nas avaliações finais de estágio das disciplinas Estágio Supervisionado I e II nos semestres 2022.1, 2022.2 e 2023.1. É importante destacar que o semestre de 2022.1 marcou o retorno às atividades presenciais após o período de pandemia. Os relatos dos supervisores destacam aspectos positivos, como interesse, respeito, e evolução dos estagiários. Também surgem desafios, tais como assiduidade, feedback dos alunos e adaptação às mudanças. Esses resultados mostram a complexidade do estágio e a necessidade de avaliação individualizada. A integração entre teoria e prática, por meio do estágio supervisionado, é essencial para formar professores comprometidos com a educação contemporânea."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID9912_TB3018_09102023235228.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINA CHAVES GOMES"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINA C G"
    "autor_email" => "carolina.chaves.gomes@ufrn.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105284
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 3018
    "inscrito_id" => 9912
    "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MÚSICA NA UFRN: REFLEXÃO E AVALIAÇÃO DE SUPERVISORES NA FORMAÇÃO INICIAL"
    "resumo" => "O estágio supervisionado é essencial na formação inicial docente, permitindo o diálogo entre a universidade e a escola básica, bem como que os estudantes apliquem teoria na prática, desenvolvendo sua identidade docente. A avaliação dos supervisores é um momento importante, permitindo a reflexão acerca do desempenho dos estagiários e a qualidade da colaboração entre instituições. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo geral discutir sobre a prática de estágio supervisionado no Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tendo como base o olhar dos supervisores em sua avaliação conclusiva. Para alcançar esse objetivo, foram analisados documentos relacionados ao Curso de Licenciatura em Música da UFRN bem como as respostas abertas fornecidas pelos supervisores nas avaliações finais de estágio das disciplinas Estágio Supervisionado I e II nos semestres 2022.1, 2022.2 e 2023.1. É importante destacar que o semestre de 2022.1 marcou o retorno às atividades presenciais após o período de pandemia. Os relatos dos supervisores destacam aspectos positivos, como interesse, respeito, e evolução dos estagiários. Também surgem desafios, tais como assiduidade, feedback dos alunos e adaptação às mudanças. Esses resultados mostram a complexidade do estágio e a necessidade de avaliação individualizada. A integração entre teoria e prática, por meio do estágio supervisionado, é essencial para formar professores comprometidos com a educação contemporânea."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID9912_TB3018_09102023235228.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINA CHAVES GOMES"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINA C G"
    "autor_email" => "carolina.chaves.gomes@ufrn.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O estágio supervisionado é essencial na formação inicial docente, permitindo o diálogo entre a universidade e a escola básica, bem como que os estudantes apliquem teoria na prática, desenvolvendo sua identidade docente. A avaliação dos supervisores é um momento importante, permitindo a reflexão acerca do desempenho dos estagiários e a qualidade da colaboração entre instituições. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo geral discutir sobre a prática de estágio supervisionado no Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tendo como base o olhar dos supervisores em sua avaliação conclusiva. Para alcançar esse objetivo, foram analisados documentos relacionados ao Curso de Licenciatura em Música da UFRN bem como as respostas abertas fornecidas pelos supervisores nas avaliações finais de estágio das disciplinas Estágio Supervisionado I e II nos semestres 2022.1, 2022.2 e 2023.1. É importante destacar que o semestre de 2022.1 marcou o retorno às atividades presenciais após o período de pandemia. Os relatos dos supervisores destacam aspectos positivos, como interesse, respeito, e evolução dos estagiários. Também surgem desafios, tais como assiduidade, feedback dos alunos e adaptação às mudanças. Esses resultados mostram a complexidade do estágio e a necessidade de avaliação individualizada. A integração entre teoria e prática, por meio do estágio supervisionado, é essencial para formar professores comprometidos com a educação contemporânea.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.