O presente estudo, realizado no âmbito do Programa Residência Pedagógica da Universidade de Pernambuco, investigou as percepções e experiências de dois professores de matemática em relação à inclusão de alunos com deficiência na Educação Básica. Reconheceram um aumento significativo da presença de alunos com necessidades especiais nas salas de aula, evidenciando um cenário crescente. O Professor 1, com 15 anos de experiência, discutiu a complexidade das práticas educacionais e as diferentes necessidades dos alunos, destacando desafios como a falta de apoio adicional e a dificuldade em criar materiais adequados para alunos com deficiências e enfatizou a importância de não apenas incluir os alunos, mas também de incluí-los de forma significativa e adequada. O Professor 2, com 5 anos de experiência, compartilhou práticas específicas, incluindo um aluno autista, e destacou a falta de preparo adequado para lidar com ele, ressaltou a necessidade de adaptação e a busca por estratégias para melhorar a experiência de aprendizado dos alunos. Os professores reconheceram a importância da formação específica e do desenvolvimento profissional contínuo para enfrentar os desafios da inclusão escolar, destacaram a importância da criatividade dos professores na adaptação das estratégias de ensino para atender às necessidades dos alunos. O estudo conclui que a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de matemática apresenta desafios significativos, como a adaptação de recursos e a falta de formação específica, a disposição dos professores em buscar autoformação destaca a importância da preparação abrangente para futuros educadores, a fim de promover uma educação inclusiva mais eficaz e igualitária.