Apresentamos aqui uma narrativa de experiência sobre as vivências proporcionadas pelo Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal de Minas Gerais e financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), durante o período de março a julho de 2023. A residência foi realizada em uma turma externa de EJA de uma escola que faz parte da Rede municipal de educação de Belo Horizonte, Minas Gerais e que é organizada em agrupamento flexível, onde educandas e educandos da alfabetização e certificação ocupam um mesmo tempo e espaço. Serão apresentadas informações sobre o PRP, sobre a turma acompanhada e as especificidades dessa modalidade e dos sujeitos educandos e educandas da EJA, sobre o planejamento pedagógico e sobre as ações realizadas dentro e fora da sala de aula. A metodologia utilizada foi do tipo pesquisa-formação que serviu de base para análise crítica e reflexiva da experiência. Relacionamos as proposições de currículo e organização da EJA com a prática docente acompanhada e vivenciada. Concluímos que a formação profissional e acadêmica dos residentes deve preparar os futuros educadores para atender as demandas dos educandos da EJA, entendendo e reconhecendo que são sujeitos de direitos que possuem suas especificidades, uma história de vida e muitos saberes. Com formação e ação baseados nos princípios teórico-metodológicos da Educação Popular numa postura de autorreflexão e cultivo de uma relação horizontal, de respeito, diálogo e amorosidade.