Este trabalho é um relato sobre as experiências pedagógicas realizadas e/ou em andamento das residentes, da preceptora e do conjunto de professores e professoras da área de Cultura Linguística e Literária do Programa Residência Pedagógica, subprojeto Letras-Português, na escola-campo do IFSul campus Visconde da Graça (CAVG), em parceria com a Coordenação do Programa na UFPel - Curso de Letras/Português entre outubro de 2022 e dezembro de 2023. As atividades foram iniciadas em outubro 2022 com a visita das residentes ao campus, com o estudo tanto do Projeto Político Pedagógico (PPP) como da Organização Didática (O.D) do Instituto. Em fevereiro de 2023, as residentes iniciaram as atividades de observação das aulas dos professores da Área de Cultura Linguística e Literária e posterior organização de atividades pedagógicas solicitadas pelos professores e professoras de L.P do campus, a saber: aplicação de avaliação diagnóstica, elaboração de aulas de apoio, de oficinas sobre Mapas Mentais e de sequências didáticas envolvendo os gêneros “relato pessoal escrito” e “artigo de opinião”. O referencial teórico utilizado foi a Base Nacional Comum Curricular (2018), os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2000) e Dolz; Noverraz; & Schneuwly (2004). As atividades do Programa Residência Pedagógica na escola-campo do IFSul/CAVG estão em andamento, mas já se pode verificar o engajamento dos discentes do campus e dos docentes da área de L.P nas atividades pedagógicas idealizadas pelo Programa, mostrando a importância da parceria escola-universidade, especialmente no período pós-pandêmico no qual tantos desafios educacionais se impõem ao meio educacional.