Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PARCERIAS FORMATIVAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO - O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/LETRAS-PORTUGUÊS (UFPEL) E O IFSUL CAMPUS PELOTAS VISCONDE DA GRAÇA (CAVG)

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103410
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 859
    "inscrito_id" => 4160
    "titulo" => "PARCERIAS FORMATIVAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO - O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/LETRAS-PORTUGUÊS (UFPEL) E O IFSUL CAMPUS PELOTAS VISCONDE DA GRAÇA (CAVG)"
    "resumo" => "Este trabalho é um relato sobre as experiências pedagógicas realizadas e/ou em andamento das residentes, da preceptora e do conjunto de professores e professoras da área de Cultura Linguística e Literária do Programa Residência Pedagógica, subprojeto Letras-Português, na escola-campo do IFSul campus Visconde da Graça (CAVG), em parceria com a Coordenação do Programa na UFPel - Curso de Letras/Português entre outubro de 2022 e dezembro de 2023. As atividades foram iniciadas em outubro 2022 com a visita das residentes ao campus, com o estudo tanto do Projeto Político Pedagógico (PPP) como da Organização Didática (O.D) do Instituto. Em fevereiro de 2023, as residentes iniciaram as atividades de observação das aulas dos professores da Área de Cultura Linguística e Literária e posterior organização de atividades pedagógicas solicitadas pelos professores e professoras de L.P do campus, a saber: aplicação de avaliação diagnóstica, elaboração de aulas de apoio, de oficinas sobre Mapas Mentais e de sequências didáticas envolvendo os gêneros “relato pessoal escrito” e “artigo de opinião”. O referencial teórico utilizado foi a Base Nacional Comum Curricular (2018), os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2000) e Dolz; Noverraz; & Schneuwly (2004). As atividades do Programa Residência Pedagógica na escola-campo do IFSul/CAVG estão em andamento, mas já se pode verificar o engajamento dos discentes do campus e dos docentes da área de L.P nas atividades pedagógicas idealizadas pelo Programa, mostrando a importância da parceria escola-universidade, especialmente no período pós-pandêmico no qual tantos desafios educacionais se impõem ao meio educacional."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID4160_TB859_31082023125951.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE SILVEIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Cristiane Santo"
    "autor_email" => "kriskabespanhol@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SULRIOGRANDENSE (IFSUL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103410
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 859
    "inscrito_id" => 4160
    "titulo" => "PARCERIAS FORMATIVAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO - O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/LETRAS-PORTUGUÊS (UFPEL) E O IFSUL CAMPUS PELOTAS VISCONDE DA GRAÇA (CAVG)"
    "resumo" => "Este trabalho é um relato sobre as experiências pedagógicas realizadas e/ou em andamento das residentes, da preceptora e do conjunto de professores e professoras da área de Cultura Linguística e Literária do Programa Residência Pedagógica, subprojeto Letras-Português, na escola-campo do IFSul campus Visconde da Graça (CAVG), em parceria com a Coordenação do Programa na UFPel - Curso de Letras/Português entre outubro de 2022 e dezembro de 2023. As atividades foram iniciadas em outubro 2022 com a visita das residentes ao campus, com o estudo tanto do Projeto Político Pedagógico (PPP) como da Organização Didática (O.D) do Instituto. Em fevereiro de 2023, as residentes iniciaram as atividades de observação das aulas dos professores da Área de Cultura Linguística e Literária e posterior organização de atividades pedagógicas solicitadas pelos professores e professoras de L.P do campus, a saber: aplicação de avaliação diagnóstica, elaboração de aulas de apoio, de oficinas sobre Mapas Mentais e de sequências didáticas envolvendo os gêneros “relato pessoal escrito” e “artigo de opinião”. O referencial teórico utilizado foi a Base Nacional Comum Curricular (2018), os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2000) e Dolz; Noverraz; & Schneuwly (2004). As atividades do Programa Residência Pedagógica na escola-campo do IFSul/CAVG estão em andamento, mas já se pode verificar o engajamento dos discentes do campus e dos docentes da área de L.P nas atividades pedagógicas idealizadas pelo Programa, mostrando a importância da parceria escola-universidade, especialmente no período pós-pandêmico no qual tantos desafios educacionais se impõem ao meio educacional."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID4160_TB859_31082023125951.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE SILVEIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Cristiane Santo"
    "autor_email" => "kriskabespanhol@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SULRIOGRANDENSE (IFSUL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este trabalho é um relato sobre as experiências pedagógicas realizadas e/ou em andamento das residentes, da preceptora e do conjunto de professores e professoras da área de Cultura Linguística e Literária do Programa Residência Pedagógica, subprojeto Letras-Português, na escola-campo do IFSul campus Visconde da Graça (CAVG), em parceria com a Coordenação do Programa na UFPel - Curso de Letras/Português entre outubro de 2022 e dezembro de 2023. As atividades foram iniciadas em outubro 2022 com a visita das residentes ao campus, com o estudo tanto do Projeto Político Pedagógico (PPP) como da Organização Didática (O.D) do Instituto. Em fevereiro de 2023, as residentes iniciaram as atividades de observação das aulas dos professores da Área de Cultura Linguística e Literária e posterior organização de atividades pedagógicas solicitadas pelos professores e professoras de L.P do campus, a saber: aplicação de avaliação diagnóstica, elaboração de aulas de apoio, de oficinas sobre Mapas Mentais e de sequências didáticas envolvendo os gêneros “relato pessoal escrito” e “artigo de opinião”. O referencial teórico utilizado foi a Base Nacional Comum Curricular (2018), os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2000) e Dolz; Noverraz; & Schneuwly (2004). As atividades do Programa Residência Pedagógica na escola-campo do IFSul/CAVG estão em andamento, mas já se pode verificar o engajamento dos discentes do campus e dos docentes da área de L.P nas atividades pedagógicas idealizadas pelo Programa, mostrando a importância da parceria escola-universidade, especialmente no período pós-pandêmico no qual tantos desafios educacionais se impõem ao meio educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.