Esta pesquisa é um estudo que buscou refletir sobre a atuação docente na gestão de programas de formação de professores, neste caso, o Programa Residência Pedagógica. O Programa Residência Pedagógica (PRP) complementa a formação dos licenciandos das universidades públicas brasileiras, caminhando com a formação inicial e oferecendo um contato direto com a realidade da sala de aula, tendo à frente do processo organizacional, a pessoa que atua na coordenação institucional, apoiando docentes orientadores e preceptores. Nosso ponto de partida para a realização deste estudo, foi a seguinte questão norteadora: Quais devem ser as habilidades e competências daquela/e que assume o lugar na coordenação institucional do Programa Residência Pedagógica (PRP)? Esta pesquisa se configura como uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e de cunho exploratório, que coletou dados empíricos de docentes orientadores - que estão à frente de subprojetos na Universidade Federal do Maranhão-, com uso de questionário e os analisou por meio da técnica de Análise de Conteúdo de Bandin (2011). Por meio desta pesquisa, foi possível extrair três núcleos de sentido, a saber: (1) Boa comunicação; (2) Experiência na Educação Básica, e; (3) Qualidades diversas. Inferimos nesta pesquisa que é fundamental que a coordenação institucional tenha variadas competências (compromisso, dinamismo, zelo, organização, empatia, sensibilidade e saber ouvir), pois estas podem contribuir para o sucesso do Programa Residência Pedagógica, ajudando a criar um ambiente de formação eficaz, colaborativo e adaptado às necessidades dos estudantes (residentes) em formação e das escolas.