O Subprojeto PIBID Letras Inglês da UFC tem como um dos objetivos inserir os licenciandos de Letras-Inglês e Letras Português-Inglês no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador. São três escolas parceiras que atuam como Núcleos co-formadores de professores em formação inicial: A EEM Adauto Bezerra, o IFCE- Fortaleza e a EMTI Maria da Hora, recebendo grupos de oito bolsistas cada, que são supervisionados por professores de inglês titulares na escola, além da coordenadora do SubProjeto. Nesse contexto, este estudo tem como objetivos apresentar as ações de intervenção, tais como: o MH News, que teve foco a produção criativa de textos em inglês; o Movies Club, que abordou as diferentes formas de linguagem através do audiovisual; e o Theater Club que valorizou expressão oral artística para aprimorar a prática e a pronúncia de inglês. Como metodologia, partimos de um panorama das ações, conforme os objetivos específicos de cada uma delas, analisamos os materiais criados e os relatos dos próprios bolsistas acerca das experiências vividas, triangulando esses dados. Como resultados, podemos evidenciar avanços na aprendizagem de inglês nas escolas parceiras de modo inter e transdisciplinar a partir das ações do PIBID, tendo em vista o seu potencial para transformar, por meio de dinâmicas didáticas e da reimaginação de práticas acadêmicas. Evidenciamos, avanços na qualidade da formação de professores de inglês da UFC e a valorização da carreira docente na Educação Básica.