Esse texto tem como objetivo refletir sobre o trabalho do(a) coordenador(a) pedagógico(a), a partir da percepção das residentes da Pedagogia, no Programa Residência Pedagógica. O projeto está sendo desenvolvido desde setembro de 2022, em três escolas municipais do município de Ponta Grossa, com três coordenadoras pedagógicas e quinze residentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia de uma universidade pública, localizada no sul do país. Por meio dessa experiência foi possível acompanhar o trabalho das Coordenadoras Pedagógicas, as quais realizam diversas tarefas diárias, e se fundamentam em práticas dialógicas. Entretanto, há muitos desafios a serem transpostos pela equipe pedagógica no exercício de sua função. Nesse sentido, as funções atribuídas a esses profissionais são inversamente proporcionais às condições a eles concedidas. A burocratização do trabalho como um todo causa um grande desgaste as coordenadoras pedagógicas, as quais observam sua real função se perder diante de tantos registros, relatórios, pareceres, verificações e delegações em respostas as solicitações do município.