O trabalho ora apresentado tem como objetivo discutir a perspectiva das professoras de Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil da cidade de Floriano - PI sobre o trabalho com leitura literária realizado pelos estudantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Área de Pedagogia - CAFS/UFPI e suas contribuições ao processo de aprendizagem e desenvolvimento de crianças pequenas. A pesquisa, de natureza qualitativa, apresenta o resultado das avaliações do Projeto Leitura Literária na Escola de Educação Infantil realizadas por professoras da Rede Municipal de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), da cidade de Floriano – PI. A avaliação da atividade realizada nas Instituições de Educação Infantil revela que as professoras compreendem a importância do trabalho com leitura literária com crianças pequenas para o processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, evidenciando como estas estão presentes no cotidiano de trabalho nas Instituições. Apesar disso, destacam a dificuldade em escolher livros de literatura, mesmo com as orientações do PNLD/Ministério da Educação (MEC), evidenciando ainda a necessidade de ampliar o debate sobre a questão, sobretudo no que se refere ao atrelamento do trabalho com leitura literário aos conteúdos disciplinares trabalhados desde Creches e Pré-Escolas.