O ensino brasileiro vem passando por mudanças e adequações ao longo do tempo, a mais recente consolidação inclui a nova versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que orienta quanto aos rumos da Educação Básica no País. Dentre as novas propostas na sua implementação, destaca-se o incentivo a seleção e uso de estratégias didático-pedagógicas diversificadas que tornam o ensino realmente significativo. Nesse sentido, se reconhece a importância do desenvolvimento de materiais didáticos inovadores que buscam atender essa demanda. Entretanto, para que esses materiais possam ser implementados e consolidados no sistema de ensino é necessária uma avaliação por pares que garanta a qualidade dos mesmos e possa contribuir aos professores na execução de suas práticas. Assim, esse estudo refere-se à avaliação por pares de um protótipo de uma Sequência Didática com a temática Açúcar, que foi elaborado para ser trabalhado no Ensino Médio no componente curricular de Ciências e suas Tecnologias com maior enfoque na Química. Para subsidiar os indicadores necessários à avaliação, considerou-se a metodologia que sugere a análise de abordagens conceituais, pedagógicas e comunicacionais na criação e investigação de mensagens educativas. As avaliações levantadas pelos professores apontaram satisfação e também sugestões de melhorias que corroboram com a necessidade de estar sempre buscando novos recursos que atendam a situação atual. Além disso, reforça-se o quanto é imprescindível a avaliação por pares de materiais educativos para que os mesmos sejam validados e possam realmente dar suporte, confiabilidade e contribuição ao processo de ensino e aprendizagem.