Este relato tem como objetivo descrever e refletir sobre o planejamento e implementação de uma sequência de atividades que explorou o objeto de conhecimento geometria espacial, em uma turma do 6? ano. Tal experiência ocorreu no subprojeto “Alfabetização em linguagem e em matemática: Experiências formativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, vinculado ao Programa Residência Pedagógica. Como pressupostos teórico, adotamos documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular e a hierarquia de cinco níveis para o desenvolvimento do pensamento geométrico proposta por Van Hiele (apud, VAN DE WALLE, 2009). Metodologicamente, apoiamo-nos nas características de estudo descritivo, com abordagem qualitativa (GODOY, 1995). Tivemos como etapas desta experiência: estudo do objeto matemático geometria espacial, planejamento da atividade, implementação da atividade e escritura deste texto. A experiência evidenciou aprendizagens com significado para os alunos e momentos ricos de formação diferenciada, para nós residentes. Compreendemos a relevância da exploração de espaços externos à sala de aula para a interação, a observação e a análise desses espaços e objetos para a aprendizagem e desenvolvimento do pensamento geométrico.