Esse Relato de Experiência é do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do curso de Pedagogia da UESPI, e teve como objetivo desenvolver atividades lúdicas com crianças sobre o significado e a importância dos grafismos indígenas e das pinturas corporais. Esse projeto intitulado: “Nunca mais um Brasil sem nós: pela honra e valorização dos povos indígenas”. As atividades desenvolvidas contribuíram para a compreensão das diferenças culturais indígenas envolvendo esses grafismos para que no fim seja possível identificar e desmistificar as ideias errôneas e romper com o preconceito que os alunos possam ter em relação às pinturas dos povos indígenas. A prática de vivência foi realizada com alunos do quinto ano do ensino fundamental. Destaca-se que esta atividade proposta, envolvia pinturas e grafismos que retratavam simbologias da cultura indígena, essa prática foi bastante enriquecedora para os alunos de forma que eles aprenderam sobre aqueles desenhos, a importância dentro da cultura indígena e o porquê apenas pessoas daquelas etnias podem fazer aquelas pinturas na pele. Para a realização dessa ação foi necessário dividi-la em duas etapas principais: a exibição de um vídeo sobre grafismos e pinturas corporais indígenas, e em seguida foi organizada uma estação de aprendizagem com os grupos de alunos para começarem a reproduzir em cartolinas os grafismos de cinco etnias diferentes. Os alunos não apenas adquiriram conhecimento sobre a cultura indígena, mas também desenvolveram uma maior apreciação pela riqueza simbólica e valor cultural dessas expressões artísticas.