Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

LICENCIANDOS: RELATOS INICIAIS DA EXPERIÊNCIA NO PIBID E A RELAÇÃO ENTRE PRÁTICA E TEORIA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103215
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 627
    "inscrito_id" => 3484
    "titulo" => "LICENCIANDOS: RELATOS INICIAIS DA EXPERIÊNCIA NO PIBID E A RELAÇÃO ENTRE PRÁTICA E TEORIA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência acerca das reflexões iniciais de licenciandos do 1º período do Curso de Licenciatura em Química, participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo consistiu em analisar as contribuições do PIBID na formação inicial dos licenciandos do Curso de Química na escola-campo Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió. A metodologia se deu a partir dos encontros presenciais ocorridos semanalmente, leituras de textos e artigos, produção de fichamentos, resumo críticos, além de uma palestra sobre produção de textos acadêmicos, o que contribuiu e levou à produção e a aplicação de um jogo, adaptado, denominado de A batalha Naval Orgânica. O jogo foi aplicado na turma 423 – A (3º ano do curso de Eletrotécnica) e executado na escola-campo Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió. Como resultados, foi possível perceber a evolução dos licenciandos na escrita de trabalhos acadêmicos, além do amadurecimento quanto ao olhar da prática docente na escola de educação básica, sendo iniciada aos cuidados e orientações do supervisor. Quanto à aplicação do jogo, percebeu-se o engajamento dos alunos, que foram divididos em grupos, além da realidade de sala de aula. Entretanto, algumas dificuldades puderam ser percebidas pelos licenciandos, como o espaço pequeno da sala de aula na separação dos grupos, controle da turma por participarem de um jogo. Conclui-se que o PIBID está proporcionando e contribuindo com experiências na formação inicial dos licenciandos através da inserção dos mesmos na sala de aula."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID3484_TB627_30082023220140.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVER GABRIEL DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "EVER"
    "autor_email" => "egs26@aluno.ifal.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103215
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 627
    "inscrito_id" => 3484
    "titulo" => "LICENCIANDOS: RELATOS INICIAIS DA EXPERIÊNCIA NO PIBID E A RELAÇÃO ENTRE PRÁTICA E TEORIA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência acerca das reflexões iniciais de licenciandos do 1º período do Curso de Licenciatura em Química, participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo consistiu em analisar as contribuições do PIBID na formação inicial dos licenciandos do Curso de Química na escola-campo Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió. A metodologia se deu a partir dos encontros presenciais ocorridos semanalmente, leituras de textos e artigos, produção de fichamentos, resumo críticos, além de uma palestra sobre produção de textos acadêmicos, o que contribuiu e levou à produção e a aplicação de um jogo, adaptado, denominado de A batalha Naval Orgânica. O jogo foi aplicado na turma 423 – A (3º ano do curso de Eletrotécnica) e executado na escola-campo Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió. Como resultados, foi possível perceber a evolução dos licenciandos na escrita de trabalhos acadêmicos, além do amadurecimento quanto ao olhar da prática docente na escola de educação básica, sendo iniciada aos cuidados e orientações do supervisor. Quanto à aplicação do jogo, percebeu-se o engajamento dos alunos, que foram divididos em grupos, além da realidade de sala de aula. Entretanto, algumas dificuldades puderam ser percebidas pelos licenciandos, como o espaço pequeno da sala de aula na separação dos grupos, controle da turma por participarem de um jogo. Conclui-se que o PIBID está proporcionando e contribuindo com experiências na formação inicial dos licenciandos através da inserção dos mesmos na sala de aula."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID3484_TB627_30082023220140.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVER GABRIEL DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "EVER"
    "autor_email" => "egs26@aluno.ifal.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência acerca das reflexões iniciais de licenciandos do 1º período do Curso de Licenciatura em Química, participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo consistiu em analisar as contribuições do PIBID na formação inicial dos licenciandos do Curso de Química na escola-campo Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió. A metodologia se deu a partir dos encontros presenciais ocorridos semanalmente, leituras de textos e artigos, produção de fichamentos, resumo críticos, além de uma palestra sobre produção de textos acadêmicos, o que contribuiu e levou à produção e a aplicação de um jogo, adaptado, denominado de A batalha Naval Orgânica. O jogo foi aplicado na turma 423 – A (3º ano do curso de Eletrotécnica) e executado na escola-campo Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió. Como resultados, foi possível perceber a evolução dos licenciandos na escrita de trabalhos acadêmicos, além do amadurecimento quanto ao olhar da prática docente na escola de educação básica, sendo iniciada aos cuidados e orientações do supervisor. Quanto à aplicação do jogo, percebeu-se o engajamento dos alunos, que foram divididos em grupos, além da realidade de sala de aula. Entretanto, algumas dificuldades puderam ser percebidas pelos licenciandos, como o espaço pequeno da sala de aula na separação dos grupos, controle da turma por participarem de um jogo. Conclui-se que o PIBID está proporcionando e contribuindo com experiências na formação inicial dos licenciandos através da inserção dos mesmos na sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.