Esta pesquisa analisa a importância e os desafios vivenciados no PIBID considerando a parceria da universidade com a educação básica do Maranhão, a partir da perspectiva dos/as coordenadores/as de área do subprojeto da UFMA. A Universidade Federal do Maranhão participa do Programa PIBID desde o ano de 2009 e no último edital PIBID (2022-2024) conta com a participação de 32 cursos de licenciatura distribuídos em treze áreas do conhecimento em oito campus distintos. Como objetivos da investigação buscamos identificar a importância e os desafios do Programa, as ações que possibilitam a parceira dos subprojetos com as escolas campo e as perspectivas futuras do PIBID. A metodologia está organizada em três momentos distintos: estudo exploratório sobre a formação dos professores tendo como suporte teórico Gatti et al. (2014), Pimenta; Anastasiou (2002), Tardif (2005); aplicação de um questionário online encaminhados a todos os Coordenadores de área; tabulação, análise e interpretação dos dados obtidos que possibilitaram identificar a parceria entre a universidade e a escola básica. Participaram 27 Coordenadores dos 35 que fazem parte do Programa PIBID na UFMA. Os resultados obtidos na investigação demonstram que o PIBID na instituição tem favorecido a aproximação entre universidade e escola. No entanto, alguns aspectos foram apontados como limitantes pelos participantes, como: ausência de verba de custeio, as precárias infraestruturas das escola, falta de merenda, transporte e materiais, entre outras questões que demonstram a necessidade de investimentos na educação pública brasileira.