Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104246
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1839
    "inscrito_id" => 6227
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O presente trabalho trata sobre a relação entre o professor e o aluno em sala de aula e o papel do docente como educador no Programa Residência Pedagógica-PRP, enfatizando a importância do diálogo e da boa relação entre eles. É apresentado nessa investigação alguns motivos que podem atrapalhar essa interação ou venha dificultar de forma coletiva por parte da turma ou por parte do docente. Tem como objetivo apresentar reflexões sobre a relação entre os envolvidos na residência pedagógica no papel de cada ação no processo do desenvolvimento de aprendizagens, nas relações e interações, pois a educação exige ética e avaliações. Além disso, é importante lembrar que as relações humanas nem sempre são harmônicas e agradáveis, mas na escola também se aprende a conviver com as diferenças. A metodologia utilizada teve uma abordagem qualitativa pesquisando materiais teóricos bibliográficos, elencando autores que dissertam sobre o assunto como: Freire (1996) e outros, seu tipo de pesquisa mais acentuado é a pesquisa-ação. Como resultado, foi possível entender a relevância de uma boa relação na escola e na vida de cada indivíduo, direcionando o que está sendo exposto nesse relato de experiência observado em sala de aula, que deu início a essa pesquisa com significados importantes na convivência do residente, preceptor e orientador do PRP. Por fim, aprende-se que o respeito deve prevalecer entre os sujeitos entendendo que a sala de aula precisa ser um ambiente participativo e agregador para aprendizagens."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6227_TB1839_04102023224008.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAMILE MARQUES FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JAMILE"
    "autor_email" => "jamile.ferreira.2021@alunos.uneal.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104246
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1839
    "inscrito_id" => 6227
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O presente trabalho trata sobre a relação entre o professor e o aluno em sala de aula e o papel do docente como educador no Programa Residência Pedagógica-PRP, enfatizando a importância do diálogo e da boa relação entre eles. É apresentado nessa investigação alguns motivos que podem atrapalhar essa interação ou venha dificultar de forma coletiva por parte da turma ou por parte do docente. Tem como objetivo apresentar reflexões sobre a relação entre os envolvidos na residência pedagógica no papel de cada ação no processo do desenvolvimento de aprendizagens, nas relações e interações, pois a educação exige ética e avaliações. Além disso, é importante lembrar que as relações humanas nem sempre são harmônicas e agradáveis, mas na escola também se aprende a conviver com as diferenças. A metodologia utilizada teve uma abordagem qualitativa pesquisando materiais teóricos bibliográficos, elencando autores que dissertam sobre o assunto como: Freire (1996) e outros, seu tipo de pesquisa mais acentuado é a pesquisa-ação. Como resultado, foi possível entender a relevância de uma boa relação na escola e na vida de cada indivíduo, direcionando o que está sendo exposto nesse relato de experiência observado em sala de aula, que deu início a essa pesquisa com significados importantes na convivência do residente, preceptor e orientador do PRP. Por fim, aprende-se que o respeito deve prevalecer entre os sujeitos entendendo que a sala de aula precisa ser um ambiente participativo e agregador para aprendizagens."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6227_TB1839_04102023224008.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAMILE MARQUES FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JAMILE"
    "autor_email" => "jamile.ferreira.2021@alunos.uneal.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente trabalho trata sobre a relação entre o professor e o aluno em sala de aula e o papel do docente como educador no Programa Residência Pedagógica-PRP, enfatizando a importância do diálogo e da boa relação entre eles. É apresentado nessa investigação alguns motivos que podem atrapalhar essa interação ou venha dificultar de forma coletiva por parte da turma ou por parte do docente. Tem como objetivo apresentar reflexões sobre a relação entre os envolvidos na residência pedagógica no papel de cada ação no processo do desenvolvimento de aprendizagens, nas relações e interações, pois a educação exige ética e avaliações. Além disso, é importante lembrar que as relações humanas nem sempre são harmônicas e agradáveis, mas na escola também se aprende a conviver com as diferenças. A metodologia utilizada teve uma abordagem qualitativa pesquisando materiais teóricos bibliográficos, elencando autores que dissertam sobre o assunto como: Freire (1996) e outros, seu tipo de pesquisa mais acentuado é a pesquisa-ação. Como resultado, foi possível entender a relevância de uma boa relação na escola e na vida de cada indivíduo, direcionando o que está sendo exposto nesse relato de experiência observado em sala de aula, que deu início a essa pesquisa com significados importantes na convivência do residente, preceptor e orientador do PRP. Por fim, aprende-se que o respeito deve prevalecer entre os sujeitos entendendo que a sala de aula precisa ser um ambiente participativo e agregador para aprendizagens.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.