Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ESCOLA, FAMÍLIA E PSICOLOGIA: A POTENCIALIDADE DO TRABALHO COLABORATIVO NA TRANSIÇÃO ESCOLAR NO ENSINO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103967
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1522
    "inscrito_id" => 6939
    "titulo" => "ESCOLA, FAMÍLIA E PSICOLOGIA: A POTENCIALIDADE DO TRABALHO COLABORATIVO NA TRANSIÇÃO ESCOLAR NO ENSINO INFANTIL"
    "resumo" => "A pesquisa terá a proposta de desenvolver um estudo sobre a importância da relação entre a família e instituição em valorizar o processo de acolhimento e da adaptação na Educação Infantil, tendo em vista que a maioria dos profissionais trabalham utilizando a experiência que obtém em contato com a rotina escolar, já que a criança que apresenta dificuldade em adaptar-se à escola, que pode desenvolver reações emocionais, como o estresse, o medo e a ansiedade. O objetivo investigará as obras que abordam a parceria entre os pais e a escola acerca do período adaptativo dos estudantes, como uma forma de refletir que um momento ímpar para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social. Para isto, a metodologia tem como base a pesquisa bibliográfica, com um material específico e de literaturas especializadas na área em questão, tais como: Balaban (1988); Barbosa (2006); Machado (1996); Vygotsky (2003). A construção do diálogo é uma ferramenta preciosa na hora de oferecer as condições adequadas para os educandos, que pode contribuir para a confiança, autonomia e inclusão. O objeto permitirá conhecer um conjunto de tópicos: o processo de acolhimento e da adaptação na Educação Infantil; a contribuição da família no período adaptativo dos filhos na escola; a parceria da escola e do docente com os pais na construção de um ensino significativo que acolha, cuide e eduque. Concluiu-se que, o colégio precisa buscar a constante articulação com a família, além de planejar as ações junto com os demais agentes educacionais e a fornecer uma estrutura ampla de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID6939_TB1522_17112023074825.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BENJAMIM MACHADO DE OLIVEIRA NETO"
    "autor_nome_curto" => "BENJAMIM"
    "autor_email" => "bmon.contato.01@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103967
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1522
    "inscrito_id" => 6939
    "titulo" => "ESCOLA, FAMÍLIA E PSICOLOGIA: A POTENCIALIDADE DO TRABALHO COLABORATIVO NA TRANSIÇÃO ESCOLAR NO ENSINO INFANTIL"
    "resumo" => "A pesquisa terá a proposta de desenvolver um estudo sobre a importância da relação entre a família e instituição em valorizar o processo de acolhimento e da adaptação na Educação Infantil, tendo em vista que a maioria dos profissionais trabalham utilizando a experiência que obtém em contato com a rotina escolar, já que a criança que apresenta dificuldade em adaptar-se à escola, que pode desenvolver reações emocionais, como o estresse, o medo e a ansiedade. O objetivo investigará as obras que abordam a parceria entre os pais e a escola acerca do período adaptativo dos estudantes, como uma forma de refletir que um momento ímpar para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social. Para isto, a metodologia tem como base a pesquisa bibliográfica, com um material específico e de literaturas especializadas na área em questão, tais como: Balaban (1988); Barbosa (2006); Machado (1996); Vygotsky (2003). A construção do diálogo é uma ferramenta preciosa na hora de oferecer as condições adequadas para os educandos, que pode contribuir para a confiança, autonomia e inclusão. O objeto permitirá conhecer um conjunto de tópicos: o processo de acolhimento e da adaptação na Educação Infantil; a contribuição da família no período adaptativo dos filhos na escola; a parceria da escola e do docente com os pais na construção de um ensino significativo que acolha, cuide e eduque. Concluiu-se que, o colégio precisa buscar a constante articulação com a família, além de planejar as ações junto com os demais agentes educacionais e a fornecer uma estrutura ampla de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID6939_TB1522_17112023074825.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BENJAMIM MACHADO DE OLIVEIRA NETO"
    "autor_nome_curto" => "BENJAMIM"
    "autor_email" => "bmon.contato.01@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

A pesquisa terá a proposta de desenvolver um estudo sobre a importância da relação entre a família e instituição em valorizar o processo de acolhimento e da adaptação na Educação Infantil, tendo em vista que a maioria dos profissionais trabalham utilizando a experiência que obtém em contato com a rotina escolar, já que a criança que apresenta dificuldade em adaptar-se à escola, que pode desenvolver reações emocionais, como o estresse, o medo e a ansiedade. O objetivo investigará as obras que abordam a parceria entre os pais e a escola acerca do período adaptativo dos estudantes, como uma forma de refletir que um momento ímpar para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social. Para isto, a metodologia tem como base a pesquisa bibliográfica, com um material específico e de literaturas especializadas na área em questão, tais como: Balaban (1988); Barbosa (2006); Machado (1996); Vygotsky (2003). A construção do diálogo é uma ferramenta preciosa na hora de oferecer as condições adequadas para os educandos, que pode contribuir para a confiança, autonomia e inclusão. O objeto permitirá conhecer um conjunto de tópicos: o processo de acolhimento e da adaptação na Educação Infantil; a contribuição da família no período adaptativo dos filhos na escola; a parceria da escola e do docente com os pais na construção de um ensino significativo que acolha, cuide e eduque. Concluiu-se que, o colégio precisa buscar a constante articulação com a família, além de planejar as ações junto com os demais agentes educacionais e a fornecer uma estrutura ampla de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.