A pesquisa terá a proposta de desenvolver um estudo sobre a importância da relação entre a família e instituição em valorizar o processo de acolhimento e da adaptação na Educação Infantil, tendo em vista que a maioria dos profissionais trabalham utilizando a experiência que obtém em contato com a rotina escolar, já que a criança que apresenta dificuldade em adaptar-se à escola, que pode desenvolver reações emocionais, como o estresse, o medo e a ansiedade. O objetivo investigará as obras que abordam a parceria entre os pais e a escola acerca do período adaptativo dos estudantes, como uma forma de refletir que um momento ímpar para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social. Para isto, a metodologia tem como base a pesquisa bibliográfica, com um material específico e de literaturas especializadas na área em questão, tais como: Balaban (1988); Barbosa (2006); Machado (1996); Vygotsky (2003). A construção do diálogo é uma ferramenta preciosa na hora de oferecer as condições adequadas para os educandos, que pode contribuir para a confiança, autonomia e inclusão. O objeto permitirá conhecer um conjunto de tópicos: o processo de acolhimento e da adaptação na Educação Infantil; a contribuição da família no período adaptativo dos filhos na escola; a parceria da escola e do docente com os pais na construção de um ensino significativo que acolha, cuide e eduque. Concluiu-se que, o colégio precisa buscar a constante articulação com a família, além de planejar as ações junto com os demais agentes educacionais e a fornecer uma estrutura ampla de aprendizagem.