O trabalho tem o objetivo de identificar os modelos formativos adotados pelos cursos de licenciaturas de Letras e Matemática da rede privada de ensino superior na cidade do Rio de Janeiro. Parte-se da análise de conteúdo dos sites de onze cursos de licenciatura (quatro de matemática e sete de letras), em relação ao perfil do egresso, motivos para escolher o curso, objetivos e proposta curricular. As bases teóricas são os estudos de Gatti, Nóvoa, Sarti, Mesquita, Coimbra, Brito e Guilhermo. Metodologicamente, adota-se três instrumentos de produção de dados: revisão de literatura sobre os modelos de formação de professores; levantamento de dados estatísticos do Censo do Ensino Superior de 2021; conteúdos de sites dos cursos de licenciatura identificados. As primeiras impressões desse material indicam que a profissão de professor se apresenta secundarizada, pois são apresentadas nas propagandas como uma carreira complementar, aligeirada e até mesmo como “bico” para o aumento de renda. Os atrativos para os cursos de licenciatura se focam nos valores reduzidos das mensalidades, nas possibilidades de bolsas e financiamentos, na formação profissional em nível superior para empreender, no especialista de uma área de conhecimento e muito menos na carreira profissional de ser professor. Em relação aos modelos formativos identificados, percebe-se pouca ênfase na formação pedagógica dos professores e maior valorização e que para ser professor é saber o conteúdo a ensinar e não como ensinar.