O presente estudo tem por finalidade analisar um fenômeno que ocorre no Brasil desde o início da sua constituição federal de 1988, a privatização dos setores educacionais públicos de ensino, visando a região nordeste no estado do Piauí, onde foi analisado por meio de mapeamento as estratégias que são utilizadas por entes privatistas e as formas como acontece esses processos na educação básica pública. O objetivo da pesquisa, além de trazer as formas de como se dá a privatização dos setores públicos educacionais, é exibir para a população a importância de manter os investimentos públicos nos setores estatais da educação, pois as empresas visam o lucro, resultados quantitativos, aumentando a precarização, desigualdade, elitismo, tal como transformando a educação pública em um mercado educacional. O método de pesquisa foi realizado de forma qualitativa, com estudos bibliográficos e documentais com base em documentos do Governo do Estado do Piauí, Secretaria da Educação (SEDUC), e com pesquisas no site do catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A análise dos resultados indicam que no Piauí, há processos de privatização, principalmente pelo terceiro setor que são as instituições filantrópicas, pois buscam promover produtos parceiros no intuito de vendê-los ao estado como: contratos de gestão, materiais didáticos e currículos. É notório a relevância que esse assunto tem na educação, é necessário então conscientização coletiva de luta por uma escola pública de qualidade, longe dos sistemas privativos de ensino, onde os recursos públicos sejam mantidos na educação pública.