FERREIRA, Willian et al.. Pibid na escola: uma primeira experiência como docente. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/103790>. Acesso em: 22/11/2024 01:12
O presente relato oferece uma análise dos acadêmicos que participam ativamente do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/Educação Física/UFPR, na Escola Municipal Professor Herley Mehl, situada no bairro Pilarzinho, Curitiba - PR. Durante o primeiro semestre de 2023, as turmas do 9º ano participaram de atividades relacionadas à ginástica circense e do handebol, enquanto as turmas do 6º ano exploraram atividades centradas no atletismo e no olimpismo, que visavam trazer conhecimento sobre os esportes olímpicos, pouco midiáticos no Brasil. A professora supervisora mediou a aproximação entre os acadêmicos e alunos da escola, permitindo que os futuros educadores participassem de forma efetiva nas aulas, apoiando os estudantes em diversas situações. Tradicionalmente, as aulas de educação física estão assentadas na ideia de atividade física e aspectos exclusivamente biológicos do corpo. No entanto, o grupo buscou explorar elementos da cultura corporal fundamentados nos estudos culturais, possibilitando a ressignificação das práticas corporais vivenciadas pelo corpo discente. A interação com estes alunos gerou oportunidade para os acadêmicos desenvolverem sensibilidade às diversas formas de aprendizado e expressão, mostrando que apenas o aprendizado teórico não é suficiente para a formação dos sujeitos, dessa maneira a experiência adquirida foi valiosa à preparação educacional. Conclui-se que a relação entre os acadêmicos de Educação Física e os estudantes da escola transcende os limites entre teoria e prática. A vivência relatada revela uma teia complexa e dinâmica, expandida pela constante interação entre os conhecimentos adquiridos na universidade e os aprendizados obtidos durante a imersão no ambiente escolar.