Os jogos didáticos são um importante recurso para o processo de ensino e aprendizagem de línguas, tornando mais acessível o conhecimento em contextos educacionais nos quais o processo de letramento e, até mesmo, o de alfabetização ainda estão em construção. No primeiro semestre de 2023, entre as diversas atividades desenvolvidas, parte do grupo do Pibid Espanhol da UFRGS planejou e produziu alguns jogos didáticos para turmas do segundo ciclo do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores Paulo Freire, em Porto Alegre. Este artigo pretende apresentar como dois dos jogos planejados e produzidos aproximaram os estudantes do conceito e da realidade da América Latina, espaço geográfico do qual o Brasil faz parte, e permitiram desenvolver e aprofundar os conteúdos trabalhados em aula. Apoiamo-nos teoricamente na importância do lúdico e do uso de jogos em sala de aula para refletir sobre o planejamento e produção dos jogos, bem como nos preceitos de educação popular de Paulo Freire para realizarmos algumas considerações sobre as experiências docentes. Entre os resultados apresentados destacamos o incentivo à autonomia dos educandos através do uso de jogos e a importância de trabalhar conhecimentos culturais sobre a América Latina como meio de desenvolver um sentimento de pertencimento a esse espaço geográfico e cultural.