Apesar das diversas denominações e compreensões acerca do significado de violência escolar, percebemos, no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP), que os alunos, em sua maioria, não são capazes de reconhecer quando estão sendo vítimas de violência, muitas vezes praticadas dentro de casa e da escola. É notável como a violência foi naturalizada dentro das escolas e, muitas das vezes, os relatos e pedidos de ajuda dos alunos não são atendidos do modo como deveriam, isto é, garantindo a proteção do aluno e a importância de seu bem-estar dentro e fora da escola. Visando isto, a atividade desenvolvida durante PRP subprojeto Biologia, foi elaborada a partir da necessidade de dar voz aos alunos acerca de experiências desta natureza, preservar sua integridade física e mental, bem como conscientizá-los sobre os diferentes tipos de violência e os meios disponíveis para que possam se defender, em especial os canais oficiais de denúncia. A atividade consistiu em uma sequência didática dividida em quatro etapas, que explorou estudos de casos fictícios, elaborados a partir de relatos reais dos próprios estudantes. A atividade resultou em maior compreensão dos alunos sobre o tema e reforçou o compromisso ético dos residentes com uma sociedade menos violenta.