A Biotecnologia, uma ciência multidisciplinar que utiliza técnicas de diversas áreas, tem ganhado destaque como uma ferramenta para criar produtos inovadores, aprimorar os existentes e solucionar problemas complexos, por meio da manipulação de organismos. Sua importância é refletida no currículo do Novo Ensino Médio no Brasil, onde foi incorporada como uma disciplina relevante no Itinerário Formativo de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Nesse contexto, o objetivo deste relato de experiência foi descrever a participação de uma acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) nos dois primeiros módulos do Programa Residência Pedagógica (PRP). Durante o período, a residente atuou com regências principalmente na disciplina de Biotecnologia, para alunos do 2º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Regente Feijó, situado em Ponta Grossa-PR. A disciplina teve como foco o desenvolvimento de um projeto de Biotecnologia Verde, envolvendo uma pesquisa bibliográfica seguida por experimentos de propagação vegetativa. Os resultados foram promissores, com alunos envolvidos ativamente no processo de aprendizagem, desenvolvendo habilidades de pesquisa e estimulando o pensamento crítico. Além disso, essa experiência permitiu à acadêmica compreender o contexto escolar do Novo Ensino Médio, enriquecendo sua formação docente.