Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência do Programa Residência Pedagógica (PRP) – CAPES/UNEAL, desenvolvido numa turma de primeira série do Ensino Médio em uma escola pública da rede estadual de Alagoas da 2ª Gerência Regional de Ensino, localizada em São Miguel dos Campos. No módulo 2 do PRP, iniciamos leituras relacionadas a metodologias ativas e acompanhamos o desenvolvimento de oficinas voltadas para a temática do Stop Motion a partir da perspectiva dos Multiletramentos. Para isso, consideramos as competências e habilidades previstas na BNCC (2017), e no que diz respeito à experiência da literatura abordamos GERALDI (2011), buscamos também trabalhar, a partir da Aprendizagem Criativa RESNICK (2017), Literatura e Stop Motion. Olhando pela ótica Pedagógica, os estudantes podem utilizar essa técnica para produzir narrativas, ou seja, contar histórias por meio de animações em Stop Motion, e esse foi o foco principal, trazer para a sala de aula a conjunção entre a literatura e os gêneros multimodais por meio deste recurso tecnológico. Além disso, respaldamos nas reflexões na Pedagogia dos Multiletramentos (ROJO, 2012). Na oficina, os estudantes, em grupos, produziram suas animações a partir do aplicativo Stop Motion, inspirados no livro “Diário de Anne Frank” na versão de histórias em quadrinhos, lida anteriormente em sala. Dessa forma, foi possível proporcionar a articulação entre Literatura, produção multimodal e Stop Motion, pois os estudantes foram encorajados a explorar sua criatividade, experimentar novas ideias e expressar suas histórias de forma interativa.