Este artigo apresenta os resultados das estratégias de trabalho para ambientalização e reconhecimento do contexto escolar utilizadas pelas estagiárias do PIBID/UFSC/Educampo em uma escola municipal de Florianópolis. As orientações para o reconhecimento do contexto escolar foi conduzida através da pedagogia de Freire, dando a liberdade de os estagiários expressarem suas ideias e participarem das decisões sobre a abordagem com a comunidade escolar. Foi possível conhecer a história da escola e sua tendência pedagógica pela leitura do PPP. Para conhecer o corpo docente e a coordenação, optou-se por entrevistas utilizando formulário eletrônico. Logo nas primeiras entrevistas, surgiu um sentimento de aproximação com a realidade da escola. Através da escuta dos coordenadores, identificamos os problemas vividos no dia a dia, seus anseios e a motivação de permanecer trabalhando na escola. Consideramos as estratégias adotadas, como a utilizando ferramentas tecnológicas para a aplicação de questionário online e entrevistas, adequadas e suficientes para o reconhecimento da comunidade escolar e articulação entre o grupo de estagiários e supervisão. Através desse método foi possível conhecer e compreender o perfil da comunidade escolar e se sentir integrada com a escola para iniciar as atividades do estágio com os estudantes. Percebemos que a escola, mesmo com tantos entraves relatados, se preocupa em oferecer à comunidade escolar acolhimento, inovação e estabelece parcerias com outros órgãos, os quais ajudam a proporcionar ricas práticas coletivas, levando ao desenvolvimento de identidades e valores comuns. Acreditamos que essas estratégias possam ser replicadas em outras escolas que possuam disponíveis as mesmas ferramentas tecnológicas.