Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

RELATO DAS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM DOIS COLÉGIO ESTADUAIS DE GOI NIA-GO

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103156
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 560
    "inscrito_id" => 1298
    "titulo" => "RELATO DAS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM DOIS COLÉGIO ESTADUAIS DE GOI NIA-GO"
    "resumo" => "Este trabalho consiste no relato das experiências de duas graduandas de licenciatura de línguas estrangeiras, no programa de Residência Pedagógica, subprojeto do Curso de Letras Espanhol, em dois colégios da rede estadual de ensino. O objetivo é relatar as observações e intervenções realizadas e a troca de experiências entre as realidades dos dois colégios e a importância do projeto de Residência Pedagógica para quem aspira à docência. Iniciamos o projeto, nas duas escolas, em dezembro de 2022, primeiramente com a aplicação de um questionário, com o objetivo de traçar o perfil dos estudantes destes colégios para melhor direcionar o nosso trabalho. Na sequência, demos início às observações em campo das aulas de espanhol pelas professoras preceptoras que acompanhamos. Fizemos observações em todo o contexto escolar, estrutura física, administração, projetos e a participação dos alunos. À partir destas observações, fizemos intervenções nas aulas com propostas de atividades e planos para engajar os alunos no aprendizado da língua espanhola e fazer uma interação deles com a Universidade Pública, despertando o interesse por uma graduação e procurando sanar suas dúvidas quanto ao ensino superior. O resultado do projeto nos proporcionou a vivência da sala de aula, a observação do trabalho docente, a verificação de metodologias, a construção de saberes e a interação com os nossos sujeitos, os alunos. Para a escola é uma oportunidade de entrosamento com a Universidade Pública, proporcionando troca de experiências e informações que possam, objetivamente, aperfeiçoar o ensino público no Brasil, da educação básica ao Ensino Superior."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1298_TB560_14112023153642.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENISE ROSA DE OLIVEIRA FARIA"
    "autor_nome_curto" => "Denise Rosa"
    "autor_email" => "denise.denise@ufg.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103156
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 560
    "inscrito_id" => 1298
    "titulo" => "RELATO DAS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM DOIS COLÉGIO ESTADUAIS DE GOI NIA-GO"
    "resumo" => "Este trabalho consiste no relato das experiências de duas graduandas de licenciatura de línguas estrangeiras, no programa de Residência Pedagógica, subprojeto do Curso de Letras Espanhol, em dois colégios da rede estadual de ensino. O objetivo é relatar as observações e intervenções realizadas e a troca de experiências entre as realidades dos dois colégios e a importância do projeto de Residência Pedagógica para quem aspira à docência. Iniciamos o projeto, nas duas escolas, em dezembro de 2022, primeiramente com a aplicação de um questionário, com o objetivo de traçar o perfil dos estudantes destes colégios para melhor direcionar o nosso trabalho. Na sequência, demos início às observações em campo das aulas de espanhol pelas professoras preceptoras que acompanhamos. Fizemos observações em todo o contexto escolar, estrutura física, administração, projetos e a participação dos alunos. À partir destas observações, fizemos intervenções nas aulas com propostas de atividades e planos para engajar os alunos no aprendizado da língua espanhola e fazer uma interação deles com a Universidade Pública, despertando o interesse por uma graduação e procurando sanar suas dúvidas quanto ao ensino superior. O resultado do projeto nos proporcionou a vivência da sala de aula, a observação do trabalho docente, a verificação de metodologias, a construção de saberes e a interação com os nossos sujeitos, os alunos. Para a escola é uma oportunidade de entrosamento com a Universidade Pública, proporcionando troca de experiências e informações que possam, objetivamente, aperfeiçoar o ensino público no Brasil, da educação básica ao Ensino Superior."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1298_TB560_14112023153642.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENISE ROSA DE OLIVEIRA FARIA"
    "autor_nome_curto" => "Denise Rosa"
    "autor_email" => "denise.denise@ufg.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este trabalho consiste no relato das experiências de duas graduandas de licenciatura de línguas estrangeiras, no programa de Residência Pedagógica, subprojeto do Curso de Letras Espanhol, em dois colégios da rede estadual de ensino. O objetivo é relatar as observações e intervenções realizadas e a troca de experiências entre as realidades dos dois colégios e a importância do projeto de Residência Pedagógica para quem aspira à docência. Iniciamos o projeto, nas duas escolas, em dezembro de 2022, primeiramente com a aplicação de um questionário, com o objetivo de traçar o perfil dos estudantes destes colégios para melhor direcionar o nosso trabalho. Na sequência, demos início às observações em campo das aulas de espanhol pelas professoras preceptoras que acompanhamos. Fizemos observações em todo o contexto escolar, estrutura física, administração, projetos e a participação dos alunos. À partir destas observações, fizemos intervenções nas aulas com propostas de atividades e planos para engajar os alunos no aprendizado da língua espanhola e fazer uma interação deles com a Universidade Pública, despertando o interesse por uma graduação e procurando sanar suas dúvidas quanto ao ensino superior. O resultado do projeto nos proporcionou a vivência da sala de aula, a observação do trabalho docente, a verificação de metodologias, a construção de saberes e a interação com os nossos sujeitos, os alunos. Para a escola é uma oportunidade de entrosamento com a Universidade Pública, proporcionando troca de experiências e informações que possam, objetivamente, aperfeiçoar o ensino público no Brasil, da educação básica ao Ensino Superior.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.