Este trabalho objetiva identificar e analisar os desafios enfrentados no ensino-aprendizagem da oralidade em inglês em nível fundamental, reconhecendo o quão essencial é a construção de um ambiente amistoso e acolhedor nas salas de aula para que os estudantes se sintam seguros e motivados durante esse processo (BROWN, 2015, KRASHEN, 1985). Sob esse viés, este estudo baseia-se na concepção de que a construção de um ambiente propício é parte essencial do desenvolvimento do estudante. Dentre os dados que trazemos para análise, evidenciamos os interesses, necessidades e desafios dos estudantes a partir das respostas obtidas por meio de um questionário aplicado junto aos alunos na escola. Apesar da disposição para a aprendizagem do inglês de modo geral, conseguimos perceber que ainda existe um distanciamento entre os alunos e a disciplina durante as atividades disciplinares em sala de aula: normalmente os alunos não se sentem pertencentes ao espaço de ensino, o que pode ser percebido através dos olhares tímidos e da falta de tomada de turnos pelos alunos na interação oral. Durante as ações extra-classe, desenvolvidas com base no que propõe a BNCC (BRASIL, 2018) para o ensino de inglês em nível fundamental, implementamos uma prática pedagógica participativa à luz da hipótese do filtro afetivo Krashen (1985). Entre os resultados, percebemos que um ambiente seguro, confortável e coletivo diminui o filtro do estudante e propicia a interação entre alunos e professores, necessária para prática da oralidade na língua estrangeira.