MORAES, Cristiane De Sousa et al.. Aprender brincando: formação de palavras. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/103108>. Acesso em: 21/11/2024 18:30
O presente trabalho trata de um relato de experiência vivido por bolsistas do Programa Residência Pedagógica, realizado na Creche Mãe Francisquinha, localizado no município de Campo Maior-PI, tendo como objetivo apresentar as experiências vivenciadas na área das linguagens oral e escrita pelos residentes de Pedagogia. Dentre as diversas ações desenvolvidas neste primeiro semestre letivo de 2023, optou-se por relatar uma das atividades realizadas no mês de março. Na ocasião foi proposta uma atividade lúdica para os alunos do pré-I do ensino infantil, seguindo as instruções da secretaria municipal de educação do município, que orientava a realização de projetos, sendo relatado a proposta de atividade sobre o projeto “Identidade”. A execução da atividade contou com um painel que continha tampas de gargalos de garrafas plásticas grudadas para encaixarem as letras dos nomes de cada aluno, de modo a realizarem o reconhecimento das letras e construírem seus nomes. A experiência relatada partiu da análise de uma situação vivenciada pelas bolsistas em sala de aula utilizando como apoio a bibliografia existente sobre a temática em foco, como Vygotsky, Piaget e a Lei de Diretrizes e Bases.