Este estudo relata as experiências de alunos de Educação Física – Licenciatura, vividas no programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Tem como objetivo: analisar as contribuições sobre as experiências vividas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com enfoque nas colaborações formativas na vida acadêmica do estudante de Educação Física - Licenciatura. Metodologia: é um estudo descritivo, tipo relato de experiência, realizado na Escola Estadual Tarcísio Maia, na cidade de Pau dos Ferros – Rio Grande do Norte, no período de novembro de 2022 a agosto de 2023, ocorrendo através de observação e/ou intervenção nas aulas de Educação Física através do programa formativo, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência-PIBID, estando presente nas aulas uma vez por semana na escola, turno matutino, ensino fundamental anos finas, 6° e 8° Ano. Principais resultados: O acesso a experiências em sala de aula ainda estando na graduação é de suma importância pois trás para graduandos um olhar crítico a realidade vivida em escolas públicas, sobre sua infraestrutura, e ainda a falta de materiais simples para se trabalhar com os alunos em sala de aula ou em quadra, essas experiência pode proporcionar ao graduando lidar com situações diversas e conseguir contornar essa realidade através da criatividade.