Sabe-se que a existência de um ensino pautado apenas em memorização de conceitos, fórmulas e conteúdos, onde o sujeito aluno não consegue fazer a relação daquilo que aprende com o seu contexto, termina comprometendo a aprendizagem e resulta em desinteresse por parte dos sujeitos alunos. Nesse sentindo, buscou-se no presente trabalho, o uso de um jogo de tabuleiro lúdico “Carbono QUIZ” que foi aplicado numa turma do curso técnico integrado de eletrotécnica (423-A), constituída por 28 alunos no Instituto Federal de Alagoas IFAL – Campus Maceió, para facilitar o processo de aprendizagem no ensino de química orgânica e tornar a aprendizagem mais interessante e prazerosa, além de desenvolver as habilidades dos sujeitos alunos. A metodologia aplicada consistiu separar a turma em grupos de 4 integrantes, onde cada grupo, para iniciar o jogo, teria que jogar um dado e ao tirar o maior número, iniciava a trilha de perguntas, escolhendo uma carta que continha uma pergunta, sua pontuação e sobre o assunto abordado. Errando a resposta, o grupo teria que voltar para casa inicial do jogo, reiniciar novamente um novo sorteio com o dado e responder a outra pergunta para dar sequência ao jogo. No final, o grupo vencedor seria aquele que tivesse maior acerto de perguntas. Os resultados obtidos foram satisfatórios, sendo o jogo considerado prazeroso e divertido pela dinâmica e integração dos alunos com a proposta e dos licenciandos inseridos no ambiente escolar. Conclui-se que a contribuição dada pelos licenciandos inseridos em sala de aula para vivenciar esse processo de ensino, foi de grande importância, reforçando a oportunidade do PIBID no contexto da formação dos futuros professores.