Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

MINIPROJETO TEMÁTICO: “SEDE DE SAÚDE”, DESENVOLVIDO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL POR RESIDENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103386
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 830
    "inscrito_id" => 6741
    "titulo" => "MINIPROJETO TEMÁTICO: “SEDE DE SAÚDE”, DESENVOLVIDO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL POR RESIDENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA"
    "resumo" => "O presente estudo relata uma experiência de práticas pedagógicas por acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física, vinculados ao Projeto Institucional Residência Pedagógica da Universidade Federal de Viçosa, em uma escola da rede pública municipal na cidade de Viçosa, MG. Trata-se de uma vivência que, por meio do desenvolvimento de um miniprojeto temático intitulado Hidratação e saúde, com alunos do Ensino Fundamental I e II. Por meio de ação planejada e acompanhada pelo orientador, preceptor e residentes do referido núcleo, o miniprojeto propiciou aos acadêmicos vivenciar, de forma intensa e ativa, situações concretas no processo ensino aprendizagem dos conteúdos da Educação Física, durante as quais foi dado ao tema Hidratação e Saúde variadas formas de abordagem, como leituras, discussões, ações e reflexões alicerçadas nas orientações contidas na literatura específica, observando os pressupostos da Metodologia do Ensino da Educação Física e documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6741_TB830_31082023115402.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PYETRA WALESKA PALUMA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "PYETRA"
    "autor_email" => "pyetra.pereira@ufv.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103386
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 830
    "inscrito_id" => 6741
    "titulo" => "MINIPROJETO TEMÁTICO: “SEDE DE SAÚDE”, DESENVOLVIDO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL POR RESIDENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA"
    "resumo" => "O presente estudo relata uma experiência de práticas pedagógicas por acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física, vinculados ao Projeto Institucional Residência Pedagógica da Universidade Federal de Viçosa, em uma escola da rede pública municipal na cidade de Viçosa, MG. Trata-se de uma vivência que, por meio do desenvolvimento de um miniprojeto temático intitulado Hidratação e saúde, com alunos do Ensino Fundamental I e II. Por meio de ação planejada e acompanhada pelo orientador, preceptor e residentes do referido núcleo, o miniprojeto propiciou aos acadêmicos vivenciar, de forma intensa e ativa, situações concretas no processo ensino aprendizagem dos conteúdos da Educação Física, durante as quais foi dado ao tema Hidratação e Saúde variadas formas de abordagem, como leituras, discussões, ações e reflexões alicerçadas nas orientações contidas na literatura específica, observando os pressupostos da Metodologia do Ensino da Educação Física e documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6741_TB830_31082023115402.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PYETRA WALESKA PALUMA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "PYETRA"
    "autor_email" => "pyetra.pereira@ufv.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente estudo relata uma experiência de práticas pedagógicas por acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física, vinculados ao Projeto Institucional Residência Pedagógica da Universidade Federal de Viçosa, em uma escola da rede pública municipal na cidade de Viçosa, MG. Trata-se de uma vivência que, por meio do desenvolvimento de um miniprojeto temático intitulado Hidratação e saúde, com alunos do Ensino Fundamental I e II. Por meio de ação planejada e acompanhada pelo orientador, preceptor e residentes do referido núcleo, o miniprojeto propiciou aos acadêmicos vivenciar, de forma intensa e ativa, situações concretas no processo ensino aprendizagem dos conteúdos da Educação Física, durante as quais foi dado ao tema Hidratação e Saúde variadas formas de abordagem, como leituras, discussões, ações e reflexões alicerçadas nas orientações contidas na literatura específica, observando os pressupostos da Metodologia do Ensino da Educação Física e documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.