O objetivo deste relato de experiência foi identificar elementos metacognitivos que se manifestam nos alunos de Engenharia quando respondem questões de autoavaliação após a realização de atividades matemáticas. Esta investigação foi efetivada com alunos do Ensino Superior, nos cursos de Engenharias na disciplina de Estruturas Algébricas e Geométricas. Por metacognição, entende-se “conhecer o próprio ato de conhecer”, compreendendo, analisando e avaliando o processo de como se adquire conhecimento e refletindo sobre o próprio pensamento. Foram exploradas atividades, envolvendo o software Geogebra, nas quais os alunos tinham que identificar diferentes tipos de representações gráficas que se originam quando usadas coordenadas polares. Após a realização das atividades os alunos responderam um questionário de autoavaliação envolvendo questões consideradas potentes para o aluno refletir sobre sua forma de aprender. Depois disso, foram analisadas as respostas do questionário para identificar a emergência ou não dos elementos metacognitivos: pessoa, tarefa, estratégia, planificação, monitoramento e avaliação. Percebeu-se, ao final das atividades, um repensar por parte dos alunos do que foi efetivado, promovendo reflexões sobre seus próprios processos de aprendizagem. Ademais, a análise das respostas obtidas no questionário revelou a emergência de elementos metacognitivos.