SPIGOLON, Nima et al.. . Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/104621>. Acesso em: 22/11/2024 00:46
Ao escrevermos esse relato, por um lado, nos dedicamos a sistematizar experiências vinculadas ao Programa de Residência Pedagógica, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no escopo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e circunscrito ao subprojeto Pedagogia/Filosofia; e por outro, nos identificamos com a epígrafe, pois na condição de professores – em formação inicial e continuada, nos sentimos “constelações de gente” quando não desistimos de sonhar e nos comprometemos com o desenvolvimento de atividades teórico-práticas inseridas no respectivo subprojeto e orientadas pela temática indígena. Assim, dá ênfase aos percursos formativos e entrelaçados de um grupo, o qual nutrindo-se reciprocamente e se constituindo, totaliza 03 professores coordenadores, 03 preceptores e 15 bolsistas, inseridos nas modalidades de ensino: educação de surdos e educação de jovens e adultos, que compõe o subprojeto Pedagogia/Filosofia e efetivam-se em duas escolas públicas.