O Programa Residência Pedagógica (PRP) é um programa de formação de professores que visa integrar teoria e prática de ensino nos cursos de licenciatura, por meio da vivência dos licenciandos em escolas de Educação Básica. Este trabalho tem como objetivo propor um modelo de gestão participativa com auxílio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), aplicado a um subprojeto do PRP vinculado a um curso de Licenciatura em Ciências Naturais de uma universidade pública federal, e desenvolvido em escolas das redes de educação municipal e estadual da cidade de Imperatriz-MA. As atividades do subprojeto foram realizadas sob princípios pedagógicos freireanos e fundamentos teórico-metodológicos da Pesquisa Participante. Destacam-se como principais resultados das ações do subprojeto: a realização de três oficinas pedagógicas na modalidade híbrida, através do Google Meet e integradas à Plataforma Google Classroom, bem como ações informacionais mediadas por grupos de WhatsApp, que permearam uma comunicação rápida e eficiente entre todos os integrantes do subprojeto.