Este relato de experiência busca apresentar minha vivência enquanto residente do Programa de Residência Pedagógica (PRP) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano, Campus Rio Verde, subprojeto biologia. A experiência formativa no PRP foi uma jornada enriquecedora e desafiadora, com imersão na prática docente e orientação da preceptora da escola campo e coordenadoras do IFGoiano. O PRP se alinha às diretrizes nacionais de formação de professores e fortaleceu minha compreensão do ensino para a Educação Básica. Os encontros formativos foram essenciais para a troca de conhecimentos e reflexão sobre como lidar diretamente com prática pedagógica. A elaboração do Plano de Ação Pedagógica (PAP) e as experiências em sala de aula foram de suma importância para minha formação enquanto futura docente, pois dentro dessa prática formativa percebi a importância do planejamento, o replanejamento, a execução e a busca constante de aprimoramento. A interação direta com alunos, eventos institucionais e as ações pedagógicas ampliaram minha visão sobre a educação e à docência.