Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

EXPERIÊNCIA DOS BRINQUEDOS CANTADOS E SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104488
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2109
    "inscrito_id" => 5077
    "titulo" => "EXPERIÊNCIA DOS BRINQUEDOS CANTADOS E SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este relato de experiência ocorreu na turma do infantil III "A" na Escola Municipal de Educação Infantil Sônia Viana, em Parnaíba, PI. Inicialmente marcado por nervosismo e responsabilidade, o relato descreve uma experiência gratificante de trabalhar com atividades em sala de aula. O foco foi em brinquedos cantados de papel, com ênfase na confecção de pipas, escolhido como tema central para a turma do infantil III. O plano de aula foi guiado por uma estratégia sugerida pela professora supervisora. A exploração iniciou-se com a introdução da pipa apresentada aos alunos, e a leitura de um poema. A confecção das pipas foi feita pelos alunos com tinta e papel, estimulando a criatividade, o desenvolvimento motor e cognitivo. Uma dança com a música sobre pipas precedeu a brincadeira de empinar pipas ao ar livre, muitos experimentando isso pela primeira vez. O referencial teórico de Winnicott foi invocado para destacar a importância do brincar no desenvolvimento infantil. O objetivo principal foram habilidades motoras aprimoradas, estimulo a criatividade, desenvolvimento a cognição e fomenta a interação social. A atividade foi um sucesso ao demonstrar como as brincadeiras, particularmente com pipas, não apenas proporcionaram diversão, mas também enriqueceram o aprendizado dos alunos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5077_TB2109_20112023145947.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUTE LIMA DOS ANJOS"
    "autor_nome_curto" => "RUTE LIMA DOS A"
    "autor_email" => "rutelimadosanjos@aluno.uespi.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104488
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2109
    "inscrito_id" => 5077
    "titulo" => "EXPERIÊNCIA DOS BRINQUEDOS CANTADOS E SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este relato de experiência ocorreu na turma do infantil III "A" na Escola Municipal de Educação Infantil Sônia Viana, em Parnaíba, PI. Inicialmente marcado por nervosismo e responsabilidade, o relato descreve uma experiência gratificante de trabalhar com atividades em sala de aula. O foco foi em brinquedos cantados de papel, com ênfase na confecção de pipas, escolhido como tema central para a turma do infantil III. O plano de aula foi guiado por uma estratégia sugerida pela professora supervisora. A exploração iniciou-se com a introdução da pipa apresentada aos alunos, e a leitura de um poema. A confecção das pipas foi feita pelos alunos com tinta e papel, estimulando a criatividade, o desenvolvimento motor e cognitivo. Uma dança com a música sobre pipas precedeu a brincadeira de empinar pipas ao ar livre, muitos experimentando isso pela primeira vez. O referencial teórico de Winnicott foi invocado para destacar a importância do brincar no desenvolvimento infantil. O objetivo principal foram habilidades motoras aprimoradas, estimulo a criatividade, desenvolvimento a cognição e fomenta a interação social. A atividade foi um sucesso ao demonstrar como as brincadeiras, particularmente com pipas, não apenas proporcionaram diversão, mas também enriqueceram o aprendizado dos alunos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5077_TB2109_20112023145947.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUTE LIMA DOS ANJOS"
    "autor_nome_curto" => "RUTE LIMA DOS A"
    "autor_email" => "rutelimadosanjos@aluno.uespi.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este relato de experiência ocorreu na turma do infantil III "A" na Escola Municipal de Educação Infantil Sônia Viana, em Parnaíba, PI. Inicialmente marcado por nervosismo e responsabilidade, o relato descreve uma experiência gratificante de trabalhar com atividades em sala de aula. O foco foi em brinquedos cantados de papel, com ênfase na confecção de pipas, escolhido como tema central para a turma do infantil III. O plano de aula foi guiado por uma estratégia sugerida pela professora supervisora. A exploração iniciou-se com a introdução da pipa apresentada aos alunos, e a leitura de um poema. A confecção das pipas foi feita pelos alunos com tinta e papel, estimulando a criatividade, o desenvolvimento motor e cognitivo. Uma dança com a música sobre pipas precedeu a brincadeira de empinar pipas ao ar livre, muitos experimentando isso pela primeira vez. O referencial teórico de Winnicott foi invocado para destacar a importância do brincar no desenvolvimento infantil. O objetivo principal foram habilidades motoras aprimoradas, estimulo a criatividade, desenvolvimento a cognição e fomenta a interação social. A atividade foi um sucesso ao demonstrar como as brincadeiras, particularmente com pipas, não apenas proporcionaram diversão, mas também enriqueceram o aprendizado dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.