O resumo apresentado refere-se a um recorte de uma pesquisa sobre a relevância das avaliações diagnósticas no processo de alfabetização, motivada pela experiência vivenciada no grupo de estudos do Programa Residência Pedagógica - PRP, desenvolvido no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá – UEM, Campus Regional de Cianorte/PR, em uma turma de 2º ano do Ensino fundamental, da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Jardim Aeroporto, também localizada no município de Cianorte/PR. Para a realização do estudo proposto, adotou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica e documental, que se deu pela análise e leitura de obras “Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever” de Soares (2020), e os artigos “Sondagem descomplicada: sistema de informação aplicado à alfabetização” de Borges; Oliveira e Pires (2016), “As práticas de sondagens sob a ótica de Emília Ferreiro e Ana Teberosky presente na obra Psicogênese da língua escrita” de Paula (2022), “Sondagem de alfabetização: uma análise das hipóteses de escrita” de Fernandes (2012). Foi utilizado também a análise de documentos utilizados nas avaliações diagnósticas realizadas na referida escola. Diante da análise dessas avaliações, foi possível compreender o sistema de avaliação, sua relevância e o impacto que ele tem na aprendizagem dos alunos, principalmente no Ciclo de Alfabetização, fase em que a criança se apropria do Sistema de Escrita Alfabético - SEA, e as ações que os professores devem buscar a partir do resultado das sondagens.