IMPORTÂNCIA DAS AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103760 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1285 "inscrito_id" => 5721 "titulo" => "IMPORTÂNCIA DAS AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "O resumo apresentado refere-se a um recorte de uma pesquisa sobre a relevância das avaliações diagnósticas no processo de alfabetização, motivada pela experiência vivenciada no grupo de estudos do Programa Residência Pedagógica - PRP, desenvolvido no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá – UEM, Campus Regional de Cianorte/PR, em uma turma de 2º ano do Ensino fundamental, da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Jardim Aeroporto, também localizada no município de Cianorte/PR. Para a realização do estudo proposto, adotou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica e documental, que se deu pela análise e leitura de obras “Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever” de Soares (2020), e os artigos “Sondagem descomplicada: sistema de informação aplicado à alfabetização” de Borges; Oliveira e Pires (2016), “As práticas de sondagens sob a ótica de Emília Ferreiro e Ana Teberosky presente na obra Psicogênese da língua escrita” de Paula (2022), “Sondagem de alfabetização: uma análise das hipóteses de escrita” de Fernandes (2012). Foi utilizado também a análise de documentos utilizados nas avaliações diagnósticas realizadas na referida escola. Diante da análise dessas avaliações, foi possível compreender o sistema de avaliação, sua relevância e o impacto que ele tem na aprendizagem dos alunos, principalmente no Ciclo de Alfabetização, fase em que a criança se apropria do Sistema de Escrita Alfabético - SEA, e as ações que os professores devem buscar a partir do resultado das sondagens." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5721_TB1285_20112023112629.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELOISA PEREIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "HELOISA" "autor_email" => "ra116875@uem.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103760 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1285 "inscrito_id" => 5721 "titulo" => "IMPORTÂNCIA DAS AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "O resumo apresentado refere-se a um recorte de uma pesquisa sobre a relevância das avaliações diagnósticas no processo de alfabetização, motivada pela experiência vivenciada no grupo de estudos do Programa Residência Pedagógica - PRP, desenvolvido no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá – UEM, Campus Regional de Cianorte/PR, em uma turma de 2º ano do Ensino fundamental, da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Jardim Aeroporto, também localizada no município de Cianorte/PR. Para a realização do estudo proposto, adotou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica e documental, que se deu pela análise e leitura de obras “Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever” de Soares (2020), e os artigos “Sondagem descomplicada: sistema de informação aplicado à alfabetização” de Borges; Oliveira e Pires (2016), “As práticas de sondagens sob a ótica de Emília Ferreiro e Ana Teberosky presente na obra Psicogênese da língua escrita” de Paula (2022), “Sondagem de alfabetização: uma análise das hipóteses de escrita” de Fernandes (2012). Foi utilizado também a análise de documentos utilizados nas avaliações diagnósticas realizadas na referida escola. Diante da análise dessas avaliações, foi possível compreender o sistema de avaliação, sua relevância e o impacto que ele tem na aprendizagem dos alunos, principalmente no Ciclo de Alfabetização, fase em que a criança se apropria do Sistema de Escrita Alfabético - SEA, e as ações que os professores devem buscar a partir do resultado das sondagens." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5721_TB1285_20112023112629.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELOISA PEREIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "HELOISA" "autor_email" => "ra116875@uem.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }