O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma iniciativa política voltada para a capacitação de futuros professores durante sua graduação. Objetivando proporcionar aos licenciandos uma experiência prática no ambiente escolar antes de concluírem sua formação acadêmica. No entanto, as experiências de estágio nem sempre são suficientes para compreender a realidade do ensino, e muitas universidades enfrentam dificuldades em conectar teoria e prática no contexto docente. Isso pode levar os licenciandos a se sentirem distantes da realidade escolar, assim o PIBID demonstra uma grande importância para o desenvolvimento do graduando. O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência no Pibid observando a inclusão dos alunos nas aulas de Educação Física Escolar, utilizando uma abordagem qualitativa, observatória e exploratória. Foram desenvolvidas atividades cooperativas e inclusivas, visando atender diferentes estilos de aprendizagem. Entretanto, houve desafios, como a resistência de alguns alunos à inclusão de todos. As interações entre os alunos desempenharam um papel crucial no processo de aprendizado, mas também foram identificadas situações de exclusão e agressões verbais. Isso destacou a necessidade de oferecer apoio aos alunos com dificuldades e promover um ambiente inclusivo. Em conclusão, o relato revela a importância de conscientizar os estudantes sobre a equidade e a inclusão desde cedo, transformando o ambiente escolar em um local que rejeita todas as formas de exclusão, incluindo o capacitismo sendo fundamental para construir uma sociedade mais inclusiva e justa.