A Divulgação Científica (DC) tem como centralidade veicular o conhecimento científico numa linguagem acessível ao público geral. Neste trabalho enfatizamos a necessidade de incluir a DC no ensino formal, como parte integrante da formação dos estudantes e foi orientado a partir da seguinte problemática: Como contribuir para que a Divulgação Científica seja parte da formação dos bolsistas do Subprojeto PIBID Química? Por conseguinte, objetivamos relatar as atividades promovidas no âmbito do PIBID Química para a formação de profissionais que considerem a Divulgação Científica como uma possibilidade de democratização do conhecimento e compreensão da ciência como um processo e não como verdade absoluta. O estudo envolveu quatro pibidianos do curso de Licenciatura em Química durante a criação de materiais para postagem via Instagram durante o período de abril a setembro de 2023. Os materiais produzidos podem ser classificados como sendo do tipo “conhecimentos gerais sobre química” e abarcavam temas diversos, como: Dia dos Povos Originários, café, produção do pão, combustível, maçã do amor e banheiros químicos. A análise dos dados revela que a produção de conteúdo de DC contribui para a formação dos pibidianos, incentivando-os a aprofundar seu conhecimento em química e melhorar suas habilidades de comunicação. Ademais, a interação com a coordenadora do projeto permitiu correções e feedbacks construtivos. Assim, o trabalho destaca a importância da DC na educação e na formação de professores, bem como os benefícios que essa abordagem traz para os estudantes, promovendo uma compreensão mais ampla e crítica da ciência.