Este relato trata de uma oficina de ilustração científica, realizada no âmbito das atividades do PIBID Ciências UFAL. O objetivo deste estudo é refletir sobre a articulação Ciência e Arte na formação do estudante do Ensino Fundamental e Médio e na formação do licenciando em Ciências Biológicas. A oficina foi realizada em agosto de 2023, no laboratório de Ciências da Escola parceira do PIBID, com estudantes do sexto e sétimo anos do Ensino Fundamental e primeiro, segundo e terceiro anos do Ensino Médio. A oficina foi composta pela apresentação do tema, com contexto histórico da ilustração científica, exposições de coleções zoológicas e pinturas de Van Gogh, e a elaboração de desenhos pelos estudantes sobre os objetos estudados nas disciplinas Ciências e Biologia. Os registros ao longo da oficina foram as próprias produções dos estudantes, respostas a um questionário e uso do diário de formação pelos licenciandos. Como resultados, constatamos que a maior parte dos estudantes tiveram o primeiro contato com a ilustração científica, bem como manifestaram o entendimento do desenho como forma de estudo, que permite a criação, a observação do mundo e o estímulo tanto à Arte quanto à Ciência. Consideraram relevante a didática dos licenciandos, a organização do laboratório para a ação e esse diálogo do desenho com o aprendizado. Enquanto licenciandos, tivemos uma experiência enriquecedora que nos permitiu explorar dimensões de nossa formação, resgatando nossa própria relação com a Arte e a Ciência, pensando agora na formação do estudante da Educação Básica.