O texto aborda a importância da educação como fator de desenvolvimento e enriquecimento cultural de uma nação, apontando os desafios do sistema educacional brasileiro. O foco do trabalho é o ensino de microbiologia com ênfase na aplicação de fungos para controle biológico em culturas agrícolas. O propósito é explorar o tema para capacitar estudantes a produzir resultados próprios, compreender textos abrangentes e realizar investigações. Foram empregadas as metodologias de pesquisa de intervenção e sequência didática para mediar a prática educativa, melhorando os processos de ensino e aprendizagem. A proposta visa explorar pesticidas químicos e biológicos, abordando sua eficácia no tratamento de doenças em culturas agrícolas, combinando aspectos ambientais. A metodologia envolveu aulas interativas, visita a um laboratório de controle biológico, preparação de meios de cultura e experimentos práticos de cultivo de fungos. Os resultados indicaram engajamento dos alunos, reflexo da abordagem prática e teórica, e as observações e conclusões dos estudantes sobre o experimento foram variadas e relacionadas à vida cotidiana. A atividade buscou promover uma visão mais ampla da relevância dos conhecimentos na esfera educacional e social. O experimento combinou análises teóricas e práticas, impactando positivamente o ensino de biologia e de educação ambiental. O envolvimento dos alunos e sua compreensão dos conceitos de controle biológico por fungos foram ampliados, contribuindo para uma formação científica mais sólida e uma compreensão mais profunda das interações entre teoria e prática.