O presente artigo objetiva analisar de que maneira o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência — PIBID, contribui para a formação inicial das licenciandas do curso de pedagogia. Sabe-se que o programa tem por finalidade oferecer aos bolsistas, ainda no início da sua formação, uma articulação entre a universidade e a educação básica, seja por meio do contato direto com a realidade da sala de aula, seja através de experiências e conhecimentos teórico-práticos das supervisoras (professoras das escolas básicas), a fim de contribuir para o aprimoramento do ensino-aprendizagem e aperfeiçoamento de sua formação. Dessa forma, a temática apresenta a seguinte pergunta norteadora: qual o discurso das licenciandas do curso de pedagogia do campus I, da Universidade Estadual de Alagoas — UNEAL, em relação às contribuições do PIBID para a formação inicial no curso de pedagogia?. A metodologia adotada consistiu em uma abordagem qualitativa, com uso de um questionário aplicado a 10 (dez) discentes, bolsistas do PIBID. A fundamentação teórica baseou-se nas reflexões de Tardif (2010), Libâneo (1994), Freire (1998) e outros autores que discutem o referido tema. Os resultados da pesquisa demonstram a importância do PIBID no período inicial da formação, principalmente pela possibilidade de as pibidianas entrarem em contato com o cotidiano escolar, antes dos estágios obrigatórios, bem como de observarem e vivenciarem os obstáculos relacionados às dificuldades de aprendizagem, sobretudo de leitura e escrita.