O presente trabalho descreve a experiência pedagógica realizada por alunos do curso de Letras-Português em parceria com a professora preceptora durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O projeto teve como objetivo promover o letramento literário em uma escola estadual situada em Belo Horizonte, Minas Gerais. Baseados nas obras de Rildo Cosson sobre letramento literário para o desenvolvimento da leitura em grupo com os alunos do ensino médio, escolheram a adaptação de Dom Casmurro e utilizaram diferentes estratégias para explorar a intertextualidade entre essa obra e Otelo de William Shakespeare. Optaram por uma apresentação visual e dinâmica, utilizando de slides e organogramas para facilitar a compreensão. Umas das lições aprendidas foi a importância da exposição dos alunos ao contato com obras literárias clássicas, a flexibilidade do professor em adaptar métodos pedagógicos a sua realidade de trabalho, a integração eficaz de tecnologias digitais na sala de aula e a necessidade de solidariedade e empatia por parte do professor para despertar o interesse pela leitura e análise literária.