Esta comunicação tem como objetivo discutir ações que visem o desenvolvimento do raciocínio lógico no Ensino Fundamental a partir de um levantamento bibliográfico. Tal estudo se caracteriza como qualitativo e bibliográfico, sendo que o mesmo surge da necessidade de compreender como o ensino deste conteúdo tem sido abordado em pesquisas de programas de Pós-Graduação do Brasil. Para coleta de dados utilizou-se o Banco de Dissertações e Teses da CAPES, fazendo um recorte temporal do ano de 2012 à 2023. Essa busca identificou oito pesquisas que foram agrupados em dois eixos de análise: Eixo I – Ensino de lógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Eixo II – Ensino de lógica nos anos finais do Ensino Fundamental. Os resultados indicam que pesquisas com foco no raciocínio lógico ainda são escassas na Educação Básica, em especial nos primeiros anos de escolarização. No entanto, é possível identificar as potencialidades que atividades com este foco traz para a aprendizagem de modo geral do aluno.