Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

DESENVOLVENDO O RACIOCÍCIO LÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104410
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2024
    "inscrito_id" => 8927
    "titulo" => "DESENVOLVENDO O RACIOCÍCIO LÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO"
    "resumo" => "Esta comunicação tem como objetivo discutir ações que visem o desenvolvimento do raciocínio lógico no Ensino Fundamental a partir de um levantamento bibliográfico. Tal estudo se caracteriza como qualitativo e bibliográfico, sendo que o mesmo surge da necessidade de compreender como o ensino deste conteúdo tem sido abordado em pesquisas de programas de Pós-Graduação do Brasil. Para coleta de dados utilizou-se o Banco de Dissertações e Teses da CAPES, fazendo um recorte temporal do ano de 2012 à 2023. Essa busca identificou oito pesquisas que foram agrupados em dois eixos de análise: Eixo I – Ensino de lógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Eixo II – Ensino de lógica nos anos finais do Ensino Fundamental. Os resultados indicam que pesquisas com foco no raciocínio lógico ainda são escassas na Educação Básica, em especial nos primeiros anos de escolarização. No entanto, é possível identificar as potencialidades que atividades com este foco traz para a aprendizagem de modo geral do aluno."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID8927_TB2024_20112023151720.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL PACHECO"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL"
    "autor_email" => "gabrielpachecoww@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104410
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2024
    "inscrito_id" => 8927
    "titulo" => "DESENVOLVENDO O RACIOCÍCIO LÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO"
    "resumo" => "Esta comunicação tem como objetivo discutir ações que visem o desenvolvimento do raciocínio lógico no Ensino Fundamental a partir de um levantamento bibliográfico. Tal estudo se caracteriza como qualitativo e bibliográfico, sendo que o mesmo surge da necessidade de compreender como o ensino deste conteúdo tem sido abordado em pesquisas de programas de Pós-Graduação do Brasil. Para coleta de dados utilizou-se o Banco de Dissertações e Teses da CAPES, fazendo um recorte temporal do ano de 2012 à 2023. Essa busca identificou oito pesquisas que foram agrupados em dois eixos de análise: Eixo I – Ensino de lógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Eixo II – Ensino de lógica nos anos finais do Ensino Fundamental. Os resultados indicam que pesquisas com foco no raciocínio lógico ainda são escassas na Educação Básica, em especial nos primeiros anos de escolarização. No entanto, é possível identificar as potencialidades que atividades com este foco traz para a aprendizagem de modo geral do aluno."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID8927_TB2024_20112023151720.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL PACHECO"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL"
    "autor_email" => "gabrielpachecoww@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Esta comunicação tem como objetivo discutir ações que visem o desenvolvimento do raciocínio lógico no Ensino Fundamental a partir de um levantamento bibliográfico. Tal estudo se caracteriza como qualitativo e bibliográfico, sendo que o mesmo surge da necessidade de compreender como o ensino deste conteúdo tem sido abordado em pesquisas de programas de Pós-Graduação do Brasil. Para coleta de dados utilizou-se o Banco de Dissertações e Teses da CAPES, fazendo um recorte temporal do ano de 2012 à 2023. Essa busca identificou oito pesquisas que foram agrupados em dois eixos de análise: Eixo I – Ensino de lógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Eixo II – Ensino de lógica nos anos finais do Ensino Fundamental. Os resultados indicam que pesquisas com foco no raciocínio lógico ainda são escassas na Educação Básica, em especial nos primeiros anos de escolarização. No entanto, é possível identificar as potencialidades que atividades com este foco traz para a aprendizagem de modo geral do aluno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.