O presente trabalho relata vivências de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) aplicado na Escola Estadual em Tempo Integral Doutor Antônio de Souza no desenvolvimento de um projeto voltado a sistematização de aulas práticas experimentais de Matemática. Neste artigo trataremos especificamente de uma das práticas realizadas desde sua construção inicial, planejamento, estruturação, testagem e aplicação numa turma de ensino médio. Para tanto, utilizamos como objeto inicial de coleta de dados, aulas realizadas pela própria supervisora do PIBID, a professora Micarla Priscilla Freitas da Silva Okaeda. O objetivo do projeto consiste em produzir um material potencialmente estruturado de aulas Práticas de Matemática voltada ao Ensino Médio. Como referências bibliográficas encontramos na modelagem matemática um aliado as nossas concepções de aulas experimentais, de modo a aproximar cada vez mais os alunos da aprendizagem matemática, fortalecendo as aulas de matemática e auxiliando o professor nessa missão. Ademais, podemos observar o quanto os resultados sinalizam que o PIBID tem auxiliado significativamente para a aprendizagem da docência dos futuros professores por facilitar a imersão em diversas atividades de aprendizagem à docência e iniciação à pesquisa.