O processo de formação docente necessita de momentos de vivências e aprendizado nos quais este desenvolve uma identificação com ser professor, ao mesmo tempo em que se sente seguro em relação à carreira escolhida. Neste contexto, este artigo retrata a vivência da residente participante do Subprojeto de Biologia no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí, Campus Professora Cinobelina Elvas (UFPI/CPCE), inserida no Programa Residência Pedagógica (PRP) em uma escola estadual do Piauí, localizada na cidade de Bom Jesus. Para fazer tal relato, foram empregados como recursos metodológicos os elementos provenientes da própria experiência, incluindo observação, reflexão e descrição dos eventos formativos vivenciados ao longo dos dois primeiros módulos do programaAnalisando as abordagens metodológicas empregadas nos módulos I e II do PRP. Como resultados, observamos que, apesar dos desafios enfrentados, destacam-se diversos aspectos positivos. Os residentes tiveram a oportunidade de participar de uma variedade de atividades oferecidas pelo programa, as quais contribuíram significativamente para o aprimoramento de sua formação. Mesmo diante das dificuldades ao longo do percurso, os residentes desempenharam suas funções com dedicação, desenvolvendo estratégias para alcançar os resultados desejados. Essa experiência se revela de grande importância para a nossa formação como futuros docentes, pois impulsiona nossa motivação para realizar o trabalho de maneira inspiradora, contando com o comprometimento de toda a equipe escolar na consecução das metas que traçamos