Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A REVITALIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS: POR ONDE COMEÇAR?

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103810
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1347
    "inscrito_id" => 4092
    "titulo" => "A REVITALIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS: POR ONDE COMEÇAR?"
    "resumo" => "Esse texto traz o relato de experiência de estudantes da licenciatura do curso de Ciências Biológicas, que participam do Programa Residência Pedagógica (RP), financiado pelo Programa de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Tendo em vista o Novo ensino médio foi possível trabalhar com a revitalização do Laboratório de ciências na escola onde os residentes estão alocados. A partir de trabalhos de mapeamento de coleção e materiais desse espaço é possível visualizar o potencial que o espaço extra sala de aula possui e assim foram criadas ideias, como a implementação de um clube de ciências para os alunos, e no contexto do ensino médio que eles pudessem sair desse local tendo o mínimo de vivência nesse espaço."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4092_TB1347_20112023100447.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELA ROSSATO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Rafaela Rossato"
    "autor_email" => "rafaelarossatto@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103810
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1347
    "inscrito_id" => 4092
    "titulo" => "A REVITALIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS: POR ONDE COMEÇAR?"
    "resumo" => "Esse texto traz o relato de experiência de estudantes da licenciatura do curso de Ciências Biológicas, que participam do Programa Residência Pedagógica (RP), financiado pelo Programa de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Tendo em vista o Novo ensino médio foi possível trabalhar com a revitalização do Laboratório de ciências na escola onde os residentes estão alocados. A partir de trabalhos de mapeamento de coleção e materiais desse espaço é possível visualizar o potencial que o espaço extra sala de aula possui e assim foram criadas ideias, como a implementação de um clube de ciências para os alunos, e no contexto do ensino médio que eles pudessem sair desse local tendo o mínimo de vivência nesse espaço."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4092_TB1347_20112023100447.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELA ROSSATO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Rafaela Rossato"
    "autor_email" => "rafaelarossatto@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Esse texto traz o relato de experiência de estudantes da licenciatura do curso de Ciências Biológicas, que participam do Programa Residência Pedagógica (RP), financiado pelo Programa de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Tendo em vista o Novo ensino médio foi possível trabalhar com a revitalização do Laboratório de ciências na escola onde os residentes estão alocados. A partir de trabalhos de mapeamento de coleção e materiais desse espaço é possível visualizar o potencial que o espaço extra sala de aula possui e assim foram criadas ideias, como a implementação de um clube de ciências para os alunos, e no contexto do ensino médio que eles pudessem sair desse local tendo o mínimo de vivência nesse espaço.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.