Ao analisarmos o cenário atual, podemos constatar o quando um programa dessa natureza tem um papel fundamental para reverter uma situação que se agrava a cada ano: a falta de docentes para atuar na educação básica. Destarte, o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) vem participando das edições do PIBID desde o ano de 2013. Inicialmente com o Curso de Educação Física do UniFOA por meio do subprojeto “Aprendizagem significativa: co-orientação curricular para a Educação Física na Educação Básica” e, a partir dos editais seguintes, com o Curso de Ciências Biológicas do UniFOA. Atualmente, o PIBID/UniFOA possui 24 discentes bolsistas distribuídos em três escolas campo do município de Volta Redonda, Rio de Janeiro. O presente estudo tem o objetivo de apresentar (registrar) algumas das práticas pedagógicas realizadas nas escolas campo que fazem parte do Projeto Institucional do PIBID do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo relato de experiências, em que são descritas e analisadas ações relacionadas as diferentes práticas pedagógicas realizadas nas escolas campo associadas ao PIBID/UniFOA. Entre outubro de 2022 e outubro de 2023, foram planejadas e realizadas ações estratégicas de articulação entre teoria e prática pautadas pela provocação do repensar coletivo das especificidades de aplicação das práticas pibidianas nas escolas-campo. As práticas (ações) pedagógicas foram planejadas mediante reuniões semanais como os supervisores das escolas campo e quinzenalmente com o coordenador institucional do PIBID/UniFOA. A elaboração das mesmas teve como arcabouço as Unidades Curriculares dos Cursos de Ciências Biológicas e Educação Física, promovendo o continuum teoria-prática, a indissociabilidade das mesmas, os currículos das redes Estadual e Municipal das escolas campo, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da BNC-Formação.